Barriga flácida depois do parto, o que fazer para melhorar?

You are currently viewing Barriga flácida depois do parto, o que fazer para melhorar?
Foto: Imagekb

Após o parto, o corpo da mulher naturalmente pode apresentar algumas alterações físicas, como gordurinhas localizadas, estrias, flacidez, aumento dos seios, etc. Isso é muito normal! Faz parte do processo e você não será a primeira e nem a última a pensar em como ficará o corpo após o nascimento do bebê.

Muitas vezes, o grande medo é não conseguir voltar à forma antiga depois do parto (veja dicas e cuidados pós parto), o que é um questionamento completamente plausível, uma vez que gerar outro ser é uma experiência que altera muito mais do que somente a estrutura física feminina.

Aquela temida barriguinha que fica para trás depois que se tem bebê é o pavor de muitas mães. Os cuidados com o corpo na gravidez deve vir antes, durante e depois do parto, com alimentação saudável, exercícios físicos como caminhada, hidroginástica, pilates, entre outros.

Foto: Imagekb
Foto: Imagekb

O seu corpo no pós-parto

Ao longo da gestação é comum o aumento de peso (saiba como manter o peso ideal na gravidez), dos seios, o surgimento de estrias e até de aparecimento de manchas na pele. É necessário que esteja consciente de que a recuperação pós-parto vai demorar algum tempo e que ações preventivas são mais eficazes para que o corpo volte ao que era antes.

Geralmente, depois do parto é normal a barriga da mulher ficar mais flácida, mas em alguns casos pode ocorrer uma situação chamada diástase abdominal, em que os músculos abdominais ficam muito separados, deixando a barriga muito flácida, causando dor nas costas e prejudicando a coluna.

Leia mais: Pés inchados após o parto – O que fazer?

Quais exercícios poderão me ajudar nesta recuperação pós-parto?

Para fortalecer a barriga (e assim que liberada pelo médico), existem vários exercícios que ajudam a aumentar a força abdominal e a diminuir a abertura entre os músculos da barriga, como:

  • Exercício 1: Deitar de barriga para cima, com os pés apoiados no chão e com os joelhos dobrados e as mãos cruzadas sobre a barriga. Parada nesta posição deve inspirar profundamente e enquanto expira, vai tentando encostar o queixo no peito.
Foto: Quitterscircle
Exercício 1 (Foto: Quitterscircle)

Veja também: Exercícios para aliviar dor nas costas na gravidez

  • Exercício 2: Deitar de barriga para cima, com os pés apoiados no chão e com os joelhos dobrados e os braços ao longo do corpo. A mulher deve levantar o quadril para que o corpo fique apoiado apenas nos pés e ombros, durante o máximo de tempo que conseguir. Ao mesmo tempo, deve realizar a contração do períneo.

    Foto: Quitterscircle
    Exercício 2 (Foto: Quitterscircle)
  • Exercício 3: Com um espelho ao lado, ficar na posição de 4 apoios, enquanto se vê no espelho, e ir tentando manter as costas retas. Para isso você precisa de fazer uma ligeira contração do abdômen.

    Foto: Quitterscircle
    Exercício 3 (Foto: Quitterscircle)

Estes exercícios podem ser feitos 30 minutos por dia e 03 vezes por semana.

Equipe Gestação Bebê

A equipe de redatores do Gestação Bebê é formada por jornalistas e profissionais convidados de diversas áreas, como pediatria e psicologia.

Deixe um comentário