Baby Blues Pós Parto: Sintomas

Quer saber o que é baby blues e seus sintomas? Confira:

O momento mais feliz de uma mulher que quer iniciar uma família, depois do seu casamento é o nascimento do seu filho. Nada melhor do que aquele momento na maternidade ou em casa quando você vê o rostinho de seu filho!

E se não for assim? E quando a mãe não se sente assim? E quando ela se sente triste, desanimada, sem ânimo para nada? E quando nem o rostinho do seu bebê a anima? Isso quer dizer que ela não o ama? Que não é ou não será uma boa mãe?

Não, em absoluto. Não é incomum mulheres que acabaram de ter um bebê, ficarem muito sensíveis, emotivas e chorarem sem motivo aparente, muitas vezes por sentirem uma tristeza inexplicável.

Baby Blues Pós Parto:  Sintomas

Baby blues pós parto

(Foto: national.deseretnews) O baby blus também tem momentos de grande alegria e felicidade

O diagnóstico de Baby Blues ocorre logo nos primeiros dias depois do nascimento do bebê, é comum que a mãe se sinta irritada, triste e com vontade de chorar. A doença também pode ser chamada de blues puerperal ou melancolia puerperal.

A família costuma ser pega de surpresa por esta tristeza, já que o momento é de alegria. Porém, muitas coisas estão acontecendo com a “nova mamãe”! Ela tem agora muitas responsabilidades e afazeres novos para ela e que lhe tomam todo o tempo, e a dimensão destas responsabilidades tem potencial para assustar uma pessoa e provocar muita ansiedade.

Leia mais: Depressão Pós-parto – Sintomas, Tratamento

Os primeiros dias em casa são confusos, cheios de dúvidas e medo de não saber o que fazer frente a situações totalmente novas para a ela. Colaborando à esta condição tem adaptação à amamentação e a possível dor causada pelos mamilos rachados que aumentam a dificuldade dos primeiros dias. Ainda tem também, a enorme quantidade de palpites, todos na “tentativa de instruir e ajudar”, deixando a “nova mamãe” ainda mais insegura.

Baby Blues e depressão pós parto, saiba a diferença:

Assim como na depressão, a mãe diagnosticada com Baby Blues passa por ciclos de muita felicidade e bem estar também, e não só momentos de tristeza.

O preocupante é quando estes momentos de alegria nunca acontecem, pois pode indicar algo mais grave que é a depressão pós-parto. Mas tudo isso é influenciado  pelas grandes alterações hormonais que acontecem na primeira semana depois do parto. Além disso, o corpo está se recuperando da enorme dos de adrenalina que recebeu quando o bebê nasceu.

Esta estabilização hormonal ocorre à medida que começa a produção de leite materno pelo organismo. Pode haver também alterações no apetite.

baby blues e depressão pós parto

(Foto: www.ehetreff.de)

Os sintomas do “baby blues” são:

  • Preocupação excessiva com a saúde do bebê
  • Ansiedade e nervosismo
  • Dificuldade de se concentrar
  • Cansaço e dificuldade para dormir
  • Vontade de chorar mesmo sem motivo.

Porém, não se preocupe pois o baby blue é uma fase, é passageira. O pior momento costuma ser entre o terceiro e o quinto dia pós-parto. Normalmente, o período melancólico deve desaparecer após o fim da segunda semana. Para que o baby blues seja passageiro, é essencial que a mãe possa descansar e contar com o apoio da família.

A consulta obstétrica do fim do resguardo, cerca de 40 dias depois do parto, é uma excelente chance para esclarecer com o médico sobre os seu sentimentos. Não desperdice a oportunidade!

De qualquer forma esta é uma fase maravilhosa, mas é preciso o apoio de toda a família e principalmente do marido, o novo “papai”.


  • Add Your Comment

    *