Dicas e cuidados pós-parto para gestantes

You are currently viewing Dicas e cuidados pós-parto para gestantes

Durante a gestação, o corpo da mulher passa por muitas mudanças em um curto espaço de tempo. O período pós-parto, também chamado de resguardo ou puerpério, serve exatamente para que organismo possa se restabelecer e se recuperar destas modificações. Sendo assim, após o nascimento do bebê e a volta para casa, alguns cuidados devem ser tomados. Veja a seguir:

Recuperação dos órgãos internos

A alta médica após o parto ocorre de 24 a 36 horas depois o nascimento do bebê. Muitas outras mudanças se iniciam a partir daí. Os órgãos internos, inclusive os genitais, vão se recuperar. O corpo vai se adaptar agora para a produção de leite e para a amamentação. Mudanças psicológicas decorrentes dos cuidados com o bebê surgem. A mulher de aproveitar ao máximo a presença do médico para esclarecer todas as dúvidas que tiver. Mas, algumas questões surgem somente com o dia a dia.

 Leia ainda: Como detectar o autismo em bebês

Alimentação

Logo após o parto, a anestesia pode provocar efeitos como enjoo e vômito. Mas, eles logo vão embora e a mulher pode voltar a ter uma alimentação normal.

Com o enorme gasto calórico decorrente da amamentação, a dieta da mulher precisa ser saudável, equilibrada e conter cerca de 2.500 calorias diárias, o que é necessário para o retorno ao peso ideal, para um bom estado nutricional e para o bom funcionamento do intestino – além da produção de leite.

Foto: cchwb.org
Foto: cchwb.org

A quantidade de proteínas ingeridas deve ser maior. Assim, carnes magras, peixes, queijo, ovos, soja e feijão devem estar sempre no prato.

Verduras, legumes e verduras são importante fonte de fibras. A ingestão de líquidos deve ser generosa: água, leite, sucos naturais.

Por outro lado, a mulher deve evitar frituras, condimentos e o excesso de açúcar.

Cintas modeladoras

A cinta pós-parto ajuda na cicatrização dos pontos em caso de cesárea, pois evita que a região seja afetada pelos movimentos.

Equipe Gestação Bebê

A equipe de redatores do Gestação Bebê é formada por jornalistas e profissionais convidados de diversas áreas, como pediatria e psicologia.

Deixe um comentário