Alterações emocionais durante a gestação

A gestação é uma fase única e muito especial na vida das mulheres e de suas famílias. No entanto, muitas são as mudanças provocada, e não estamos falando apenas das mudanças físicas, já bastante conhecidas por todos. Existem também as alterações hormonais, que causam instabilidade. Nesta fase, as futuras mamães precisam de compreensão e muito apoio. Veja a seguir um pouco mais sobre o assunto:

Oscilações de humor

As oscilações de humor são muito frequentes durante a gestação. A mulher deixa de estar feliz e fica triste com facilidade. As lágrimas também podem surgir mais facilmente também. Mas, afinal, por que isso ocorre?

Leia ainda: Quando sentimos os movimentos do bebê na barriga?

Foto: pregnancybodypillow.org

Foto: pregnancybodypillow.org

Hormônios e dúvidas

Essas oscilações de humor ocorrem por dois motivos. O primeiro deles é a ação dos hormônios que começam a ser produzidos nesse período, como o aumento da progesterona e estrógeno. Outro ponto fundamental para a instabilidade verificada são as muitas questões e preocupações vivenciadas: será que o bebê está se desenvolvendo corretamente? Será que ele vai ser saudável? Será que serei uma boa mãe? Será que minhas condições financeiras serão capazes de sustentar o bebê?

Período mais crítico

As oscilações estão mais presentes durante as 12 primeiras semanas de gestação. Com o avançar das semanas, tudo tende a diminuir.

Como resolver?

Até que as oscilações de humor sumam naturalmente, a mulher pode sofrer bastante, ficando extremamente sensível e vulnerável às mais diversas situações. Mas, tudo isso pode ser amenizado com um pouquinho de empenho. Nos momentos de tristeza, faça um passeio, procure amigos e familiares, assista a um filme, ouça uma música animada. Divida com quem está ao seu lado toda a angústia. E, muito importante é não se sentir culpada ou se recriminar, afinal, tudo isso é normal e faz parte dos sintomas da gestação.


  • Adicione um comentário

    *