Amamentação: dicas de alimentos para lactantes

Acabou de tornar-se mãe e está em busca de informações e cuidados com seu bebê? Principalmente no momento da amamentação, há dicas de alimentos para lactantes que são essenciais para promover uma rotina mais saudável à mulher e à criança.

O consumo de determinadas vitaminas e minerais pode estimular e contribuir com a formação do pequeno. E o leite materno é o alimento mais rico que pode ser proporcionado ao bebê, mantendo sua composição a mais adequada possível.

Alimentos para lactantes

Mesmo após o nascimento de um bebê, a preocupação das mães não cessam, principalmente em relação à saúde de seus filhos.

melhores alimentos para lactantes

Por isso costumam se perguntar como elas mesmas podem contribuir para um crescimento e desenvolvimento saudável ao fornecer todos os nutrientes necessários por meio do leite materno.

A amamentação, além de um ato de carinho, também interfere na estrutura dos bebês. Lactantes devem organizar a sua rotina alimentar para que o leite possa transferir as vitaminas e minerais que são necessários, tornando-o a principal fonte de nutrição dos bebês.

Como são fornecidos benefícios inegáveis pelo leite materno, há alguns alimentos para lactantes que podem ser consumidos para tornar essa oferta ainda mais rica para as crianças.

mae com o bebe no colo amamentando

Confira, abaixo, quais alimentos são indicados para lactantes e aposte em pratos e receitas que contenham estes ingredientes para otimizar a saúde do bebê.

Assim você pode contribuir para uma rotina saudável, utilizando uma boa panela e inovando no cardápio. Veja:

1 – Salmão

Para as mulheres apaixonadas por peixes, o salmão é um dos alimentos que auxilia na saúde dos bebês por meio do leite materno.

É rico em ômega 3, um ácido graxo que interfere diretamente no desenvolvimento do sistema nervoso da criança, com estímulos à memória e à sua formação.

2 – Ovos

Os ovos fazem parte da rotina de muitos brasileiros e oferecem uma versatilidade enorme em relação aos tipos de pratos que podem ser preparados com esse ingrediente, tornando-se de fácil acesso às mães.

O alto nível de proteínas contido nos ovos proporciona a construção e renovação celular de ambas as partes, tornando-se benéfico para lactantes e para os seus filhos.

Enquanto a colina auxilia tanto no desenvolvimento estrutural da criança, quanto em sua formação cerebral.

3 – Iogurte natural

Outra possibilidade básica que pode ser incluída no café da manhã ou lanche da tarde, por exemplo, é o iogurte natural, apresentando alto teor de cálcio, proteínas e vitaminas pertencentes ao complexo B.

O cálcio auxilia na formação dos ossos da criança, repassando uma quantidade significativa por meio do leite, enquanto as proteínas auxiliam no desenvolvimento e as vitaminas ficam responsáveis principalmente pela formação cerebral.

Misturar o iogurte natural com outros itens saudáveis pode otimizar ainda mais as vantagens proporcionadas às mães e aos seus bebês, como frutas e grãos, ambos ricos em fibras.

4 – Arroz integral

Seguindo a dica de alimentos ricos em fibra, o arroz integral, quando consumido pela mulher, também pode agregar na saúde do bebê.

Tanto por ser uma ótima fonte de carboidratos que oferece energia limpa e pode evitar problemas com a concessão e disponibilidade de leite materno, quanto pelas fibras em si que melhoram a digestão e podem controlar a glicemia.

5 – Folhas verdes

Optar pelas folhas mais verdes para fazer saladas é uma das dicas de alimentos para lactantes, pois quanto mais escuras, maior a concentração de ferro que está contida nestas verduras.

Assim como vitamina E, que é um potente antioxidante, vitamina D, cálcio, ácido fólico e potássio, interferindo desde a formação óssea até o bom funcionamento cardíaco.

Há várias opções no mercado que podem ser carregadas para os pratos das mamães, assim como couve, brócolis, espinafre, escarola, agrião, dentre outras de acordo com suas preferências alimentares.

6 – Carnes magras

As carnes magras são benéficas à saúde das mães por oferecerem um alto nível de proteínas com uma baixa quantidade de gordura.

Também apresentam uma alta disponibilidade de ferro que pode impactar positivamente quando concedido ao bebê, equilibrando a composição sanguínea após o parto.

7 – Laranja

A laranja é uma das frutas cítricas que adentra no gosto de muitos brasileiros e que pode ser consumida por lactantes, principalmente por serem grande fonte de vitamina C.

Esta que pode contribuir para a imunidade do bebê quando transmitida pelo leite materno, evitando infecções e problemas que surgem pela fragilidade da criança em seus primeiros meses de vida, sem a formação de anticorpos.

A vitamina C também é uma das precursoras do ferro, auxilia na absorção do nutriente e contribui para a regularização do intestino.

O que não comer na amamentação?

Além dos alimentos que são indicados para lactantes, há alguns que devem ser evitados para não comprometer o desenvolvimento e a saúde do bebê.

mae feliz com bebe no colo

Refrigerantes, chás e café que possuem cafeína podem interferir no sono do bebê quando ingeridos em grandes quantidades. Podem fazer com que a criança fique inquieta ou até mesmo tenha insônia conforme os níveis ingeridos.

Alimentos demasiadamente condimentados também devem ser evitados, pois podem causar náuseas e mau estar nos bebês.

Alimentos crus podem ser grandes fontes de infecção, principalmente para os organismos que ainda não possuem seu sistema imunológico totalmente formado e fortificado.

Podem fazer com que as mães sofram com intoxicações e modifiquem o aspecto e nutrientes do leite materno sem a correta hidratação.

As dicas de alimentos para lactantes são importantes e devem ser seguidas para uma variação de cardápio que possa agradar o paladar da mãe e, ao mesmo tempo, traga benefícios importantes para a formação e desenvolvimento do bebê.

O consumo de alimentos saudáveis e ricos em vitaminas e minerais, e outros fatores que podem interferir em seu dia a dia, permitem não apenas estreitar os laços no momento da amamentação, mas também torná-la mais rica para a saúde da criança.

Equipe Gestação Bebê

A equipe de redatores do Gestação Bebê é formada por jornalistas e profissionais convidados de diversas áreas, como pediatria e psicologia.

Deixe um comentário