Search

Quando uma grávida começa a produzir leite materno?

A produção de leite materno começa somente após o nascimento do bebê, mas a preparação para que isso aconteça começa muito antes disso. Afinal, para que a mãe seja capaz de alimentar seu filho com um alimento tão rico que será o suficiente para suprir todas as suas necessidades nos primeiros seis meses de vida, o corpo feminino precisa de bastante tempo para estar apto a essa grande responsabilidade.

Leia também: Sucos e receitas que ajudam evitar enjoos na gestação

Logo após a concepção – e um dos primeiros sinais de que você pode estar grávida – os seios ficam mais sensíveis, inchados e os mamilos crescem e ficam mais escuros. Além disso, também na mesma época é possível identificar pequenas “bolinhas” próximas à aréola do seio, que são responsáveis pela proteção do seio durante a amamentação, por meio da produção de uma substância oleosa.

Dentro dos seios da mulher, maiores e mais doloridos, uma complexa rotina começa a se desenvolver durante a gestação: com o feto em desenvolvimento são liberados os hormônios estrogênio e progesterona, que fazem com que as glândulas mamárias – que já nascem com a mulher – estejam aptas para armazenar o leite que será produzido. A produção ocorre nos alvéolos, e após produzido o leite é levado para os ductos mamários, que, por sua vez, levam o leite para a boca do bebê no momento da amamentação.

No final do segundo trimestre de gravidez todo esse complexo sistema está pronto para começar a trabalhar, e basta que o bebê nasça, mesmo que prematuramente, para que a mágica aconteça.

Antes, o colostro

Muitas mães de primeira viagem podem achar que irão amamentar o bebê com leite materno assim que ele nascer. Mas o leite propriamente dito leva um pouco mais de tempo para “descer”. Mas então porque os bebês mamam logo após o nascimento, muitas vezes já dentro da sala de parto?

   
Foto: petitebox.com.br

Foto: petitebox.com.br

Nos primeiros dias de vida, o bebê será alimentado com o colostro, uma substância viscosa e extremamente rica em proteínas e anticorpos para o fortalecimento do sistema imunológico do bebê.

Receba notícias do Gestação Bebê. É grátis!

messengerFacebook Messenger

Tudo sobre gravidez e filhos pelo chatbot do Gestação para o Facebook Messengergestação botao



Para que o leite materno desça, o bebê precisa sugar, algo que já está sendo feito para que ele seja alimentado com o colostro.

E lembre-se: para que o leite chegue o bebê precisa sugar. É esse o sinal de que o corpo da mulher precisa para iniciar a produção deste líquido tão precioso para o seu filho. Quanto mais o bebê mamar, mais leite será produzido, mas não se esqueça de beber bastante água e se alimentar corretamente.

Quando uma grávida começa a produzir leite materno?
4 (80%) 4 votes

- Publicidade -

- Publicidade -




9 comentários em “Quando uma grávida começa a produzir leite materno?

  1. AvatarKarla

    Eu tomo mylanta é bom.é um remédio que gestante pode tomar.é muito bom.comprei na farmácia sem receita,claro que se perguntar ao médico ele vai dizer pra não tomar nada,mas nós sabemos o quanto sofremos com azia,passei noites em claro.

  2. AvatarPriscilla

    Eu tomei várias medicações para enjôo como: meclin..plasil..dramin. Eu vomitava a cada uma hora e nenhuma fazia efeito. Até a médica descobrir q eu tinha Hiperemese graviditica e receitou o Vonau Flash 4mg. Agora estou livre de enjôos.

  3. AvatarJaqueline

    Estou entrando no segundo período de gestação (13 semanas) meu peito aparenta ter uns caroços dentro. Isso será que é normal? Algumas amigas disseram que sim.

  4. Avatareliza

    Oi sou a eliza sou mãe de primeira viagem tenho 5 meses e 3 semanas e ainda agora não tenho bico de peito e nem leite que dizer nem sei como e ter leite?
    E agora oque faço?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*