A inteligência do bebê em cada fase de crescimento

You are currently viewing A inteligência do bebê em cada fase de crescimento

Os bebês podem compreender muito mais do mundo ao redor do que somos capazes de imaginar. É isso mesmo: muitas pesquisas são realizadas sobre o assunto, e elas revelam que os pequenos são muito espertos. Veja a seguir o que eles são capazes de entender em cada idade:

O primeiro trimestre de vida

Nos primeiros meses de vida, o bebê ouve atentamente as palavras ditas ao seu redor. Ele não é capaz de compreender seu significado, mas consegue entender o sentido da frase devido à entonação usada e pelas expressões faciais de quem fala. Ele também é logo capaz de responder, usando para isso a comunicação não-verbal, com olhares e sorrisos.

Além de conversas, o bebê pode reagir a músicas, por exemplo. Após cerca de 30 dias, já reconhece seus familiares mais próximos. No segundo mês de vida ele já começa a chorar de maneiras diferentes, tudo para mostrar à mãe o que quer ou precisa. Já aos três meses, o bebê consegue se comunicar por meio de sons, numa tentativa de estabelecer um diálogo. Nesse momento, conversar com o bebê ajuda no seu desenvolvimento emocional e intelectual.

 Leia ainda: Desejo de gravida é verdade ou mito?

Foto: Divulgação.
Foto: Divulgação.

Até os seis meses de idade

Aqui, o bebê compreende tudo de maneira muito melhor. Ele também consegue se expressar com mais clareza, ainda por meio de caras e bocas, e começa a querer imitar as pessoas que o cercam. Os pais precisa a partir de agora começar a dizer não para os pequenos, pois eles já são capazes de entender.

Até completar um ano

Até os doze meses de vida, os bebês compreendem melhor os sentimentos das pessoas que o cercam, inclusive de outros bebês – é por isso que quando um bebê começa a chorar o outro o segue no berreiro. Começam agora a serem pronunciadas as primeiras sílabas, a dar tchau, a reconhecer suas imagens no espelho. Conforme o tempo passa, ficam cada dia mais espertas.

 

 

 

Equipe Gestação Bebê

A equipe de redatores do Gestação Bebê é formada por jornalistas e profissionais convidados de diversas áreas, como pediatria e psicologia.

Deixe um comentário