Anorexia durante a gestação

A anorexia é um transtorno alimentar muito sério, que precisa de tratamento. Ele pode se agravar ainda mais durante a gestação, afetando não só a mulher, mas também o bebê. Veja abaixo mais sobre o assunto:

Mudanças trazidas pela gestação

A gestação traz muitas mudanças para o organismo feminino. O corpo da gestante passa por diversas transformações, dentre as quais está o ganho de peso. Para as mulheres com anorexia, esse ganho natural de peso pode se tornar mais do que uma preocupação, podendo se tornar algo até mesmo perigoso.

Leia ainda: Como dormir bem após o nascimento do bebê?

Foto: progresso.

Foto: progresso

O que é a anorexia?

A anorexia é um distúrbio alimentar que provoca a redução ou até mesmo a perda do apetite, resultado na magreza extrema. A anorexia é causada por distúrbios psicológicos, que fazem com a paciente, mesmo magra, se veja acima do peso, desejando emagrecer cada vez mais. Dentre algumas consequências da anorexia estão desnutrição, desidratação, infertilidade, queda do cabelo, queda da pressão arterial e problemas na visão. Se não for tratada a tempo, a anorexia pode causar a morte.

Infertilidade

Como dissemos acima, a anorexia pode causar infertilidade. Mas, algumas mulheres com o problema podem conseguir engravidar. Nestes casos, a anorexia continua sendo extremamente grave.

Problemas e riscos para o bebê

A alimentação inadequada e em quantidade insuficiente durante a gravidez pode causar consequências muito sérias ao bebê, como parto prematuro, aborto, bebê abaixo do peso ou natimorto.

Tratamento

A gestante com anorexia precisa enfrentar o problema e pedir ajuda para seus familiares. Ela não deve esconder o problema de sua família e médicos. O tratamento é multidisciplinar, envolvendo o uso de medicamentos, psicoterapia e mudança de hábitos alimentares. Para tanto, a mulher deve procurar também o auxílio de uma nutricionista, que vai ajudar para que a alimentação seja adequada para suprir as necessidades de mãe e bebê.


  • Add Your Comment

    *