6 principais dúvidas sobre a gravidez

A gestação é um momento de muitas mudanças e descobertas. Por isso, é natural que os pais se peguem cheios de dúvidas, principalmente o casal de primeira viagem, que aguarda a chegada do primeiro bebê. Para ajudar a esclarecer algumas destas questões, separamos algumas das principais dúvidas. Veja só:

O uso prolongado de anticoncepcional pode dificultar a gravidez?

Algumas pesquisas apontam na direção de que o uso prolongado de anticoncepcional pode dificultar a gravidez. Mas isso não está comprovado. O que se tem hoje é que os anticoncepcionais não atrapalham uma futura gestação.

 Leia ainda: Dúvidas sobre os dentinhos do bebê

Um parto cesariana impede um próximo parto normal?

Isso não é verdade. Se a mulher fizer um parto cesariana pode ter seu próximo bebê por parto normal. Porém, se fizer a partir de duas cesarianas já não será mais possível optar pelo parto normal. Os nascimentos seguintes precisarão ser de cesariana.

Por que as gestantes fazem mais xixi do que o normal?

O que ocorre é que no início da gestação a progesterona faz com que a mulher faça xixi mais vezes. Já no final da gestação, o útero crescido comprime a bexiga, que fica com pouco espaço para armazenar xixi. Por isso é que a mulher vai mais vezes ao banheiro.

 Foto: yummymummyclub.

Foto: yummymummyclub.

A gestante pode ou não pode tingir o cabelo?

Não é indicado que a gravida tinja o cabelo pois as tinturas podem conter componentes que façam mal para o bebê, como a amônia.

A mulher pode menstruar durante a gestação?

Não, a mulher não menstrua durante a gestação. O que pode acontecer são alguns sangramentos que precisam ser acompanhados pelo médico.

A gestante com por dois?

Este é um grande engano. Ela terá um pouco mais de fome mas não deve abusar: precisa manter uma alimentação balanceada e saudável, que ofereça ao bebê todos os nutrientes necessários.