12 Dúvidas comuns sobre amamentação esclarecidas

Por mais que se informe sobre o assunto, a amamentação gera muitas dúvidas e contradições. Para o Dr. Mário Novais, pediatra e diretor do Hospital Daniel Lipp, esse é um problema cultural: “A falta de orientação durante o pré-natal de que amamentar é um ato natural e que todas as mães podem ter sucesso, muitas vezes levam mães a ficarem estressadas, diminuindo a possibilidade de amamentar com sucesso”.

Diante de tantas informações diferentes, é fácil se confundir com o que é realmente importante. Confira a seguir algumas dúvidas mais comuns sobre a amamentação:

Foto: Page.sayup

Foto: Page.sayup

  1. Toda mulher é capaz de amamentar?

Todas as mulheres em condições normais de saúde têm a capacidade de amamentar. Mas apesar de ser uma atividade natural, nem sempre é tão fácil para todas. Para amamentar bem pode ser preciso treino e perseverança. É normal ainda não ter leite no final da gestação? Veja.

  1. Afinal, por que amamentação é tão importante?

O leite materno é o alimento mais indicado para o bebê. Tem todos os nutrientes que ele precisa, é completo, forte e gratuito.

  1. Meu leite pode realmente ser “fraco”?

O Dr. Mário esclarece: “Não existe leite fraco. A mulher que tem a capacidade de engravidar e dar a luz a um filho tem sempre capacidade de gerar leite suficiente para alimentar seu bebê”.

  1. Faz mal amamentar e dar leite em pó?

Quem responde é ginecologista e obstetra Dr. Domingos Mantelli: “O ideal é que a alimentação seja somente leite materno até o sexto mês de vida. O fato de complementar pode fazer com que o desmame seja iniciado e o bebê não queira mais pegar o peito”.

  1. É verdade que os seios caem após a amamentação?

Não é a amamentação que faz os seios murcharem e sim a flacidez que ocorre após o aumento deles no período da gestação.

  1. E se eu tiver pouco leite?

A principal causa de ter pouco leite é a deficiência de ingestão de líquidos. Quanto mais líquidos forem consumidos, mais leite será produzido. Também é importante esvaziar as mamas quando o leite não for utilizado, para proporcionar uma nova produção. (Saiba como produzir mais leite materno).

  1. O que eu consumo passa no leite?

“Mulheres em fase de amamentação podem comer de tudo, ou quase de tudo, já que substâncias em alguns alimentos passam para o leite, assim como medicamentos”. É necessário apenas evitar exageros.

  1. Existem alimentos que podem fortalecer meu leite?

“A mulher com saúde e se alimentando bem vai ter um leite forte o bastante para satisfazer as necessidades nutritivas do recém-nascido”, responde o Dr. Mário.

  1. Posso tomar pílula anticoncepcional?

Em geral são anticoncepcionais sem o estrógeno como as pílulas de progesterona. Outras opções para as lactantes são os anticoncepcionais injetáveis e o DIU.

  1. Qual o tempo ideal de amamentação da criança?

É recomendado o aleitamento materno exclusivo pelo menos até o sexto mês de vida. Após esse período ainda é indicado amamentar até cerca de dois anos de idade, de forma complementar aos outros alimentos.

  1. Se eu tenho silicone nos seios, posso amamentar?

Vai depender de como a cirurgia foi realizada. Em geral, se o tecido mamário não foi afetado, a amamentação poderá ocorrer normalmente.

  1. Como fortalecer as mamas para que não doam tanto?

Pegar sol nos seios pode deixar os mamilos mais resistentes.