Quanto tempo demora para aparecer a barriga na gravidez?

Quando a minha barriga vai começar a aparecer? Essa é uma pergunta muito comum entre as mamães, por isso criamos um artigo completo para esclarecer todas as suas dúvidas.

O início da gravidez não é marcado pelo crescimento da barriga e por isso a mulher pode estar grávida e ainda não saber disso. Existem vários testes para detectar a gravidez, e estes testes são específicos para detectar a presença de determinados hormônios, cuja presença indica gravidez. Dentre os testes mais precisos estão aqueles que detectam o hormônio Gonadotrofina Coriônica Humana (HCG), que pode ser detectado na urina ou no sangue. Porém, a barriga só vai crescer muito mais tarde, em média, começando a aparecer por volta do quinto mês de gravidez.

O útero cresce aos poucos e às 20 semanas de gravidez já começa a passar da altura do umbigo. Nesta fase a mulher começa ter um crescimento da barriga mais característico da gravidez. Como isso irá variar conforme o tipo físico da mulher, podemos dizer que a barriga cresce entre 0 3º e 5º mês de gravidez.

(Foto: Etapas da barriga)

(Foto: Etapas da barriga)

Mulheres com gravidez gemelar (gravidez de gêmeos), biotipos mais magros com baixa quantidade de gordura e músculo abdominal e também mulheres que já estiveram gravidas anteriormente, podem apresentar barriga mais precocemente.

Já mulheres com quadril largo e estrutura mais ampla teriam a barriga característica depois de algum tempo de gestação.

Outras alterações no corpo da mulher na gravidez

O crescimento da barriga não é a única alteração que o corpo da mulher sofre na gravidez. Durante este período o rosto pode ficar mais inchado, a região do umbigo fica mais estufada, os bicos dos seios também ficam maiores, e este inchaço é devido ao hormônio progesterona.

Como o corpo não é exatamente previsível, às vezes, antes dos cinco meses, pode aparecer uma saliência abdominal, mais inferior, abaixo do umbigo, devido à fase hormonal intensa que esteja passando e até mesmo em alguns casos, prisão de ventre.

Muitas pessoas associam o tamanho da barriga com o tamanho do feto ou do bebê, ou com o seu desenvolvimento, mas estes dois fatores não estão relacionados.

Cada mulher tem um biotipo diferente, então o tamanho da barriga e do útero, também irão variar.

Algumas mulheres têm barriga pequena, o que também é normal. Desde que a altura uterina não esteja muito inferior ao normal, está tudo bem!

Assista o vídeo e entenda mais:

Você sabe o que é “altura uterina”?

A altura uterina é medida no consultório médico no exame pré natal. Além de ouvir os batimentos cardíacos do bebê, o médico utiliza uma fita métrica para medir o crescimento da barriga desde a pelve até onde a barriga está alcançando naquele momento. Através desta medida ele avalia o crescimento do bebê intra útero, verificando se está de acordo com o período gestacional.

Tabela de parâmetro para crescimento uterino na gravidez

              Medidas da altura uterina (AU)

ministério da saúde

As medidas abdominais estão em cm  (Imagem: Almanaque dos Pais)

 

A altura uterina começa a ser medida por volta de 16 semanas e em alguns casos com 20 semanas, pois é nesta época que o útero começa a se destacar do osso pélvico, chegando à altura do umbigo.

Uma barriga grande pode significar um bebê grande ou não! Bebês pequenos também crescem em barrigas enormes, cheias de líquidos, por isso o tamanho abdominal nem sempre é um parâmetro para dar diagnósticos.

Concluímos, portanto, que o crescimento da barriga é uma das últimas alterações que a futura mamãe irá ter, e este crescimento é variável nas mulheres, e independente deste crescimento, é recomendável exames pré natais e o acompanhamento médico durante toda a gestação.


  • Add Your Comment

    *