Tipos de anestesias usadas no parto

Ao decidir pelo parto normal (vaginal) ou pela cesárea, a mulher precisa conhecer quais são as alternativas quando o assunto é a anestesia. Abaixo, estão listadas as principais:

Anestesia geral

A anestesia geral tem sido cada vez menos utilizada na hora dos partos. Hoje, ela é usada apenas em casos de emergência, quando a vida da mãe ou do bebê está em risco – como quando ocorre eclâmpsia, por exemplo – ou quando a mulher passou por uma cirurgia anterior na coluna e não possui espaço para a agulha das anestesias peridural ou raquidiana.

A anestesia geral apresenta maior risco. A medicação é intravenosa e a mulher tem perda da sensibilidade e também da consciência, respirando com auxílio de respirador e com a necessidade de intubação orotraqueal.

Quando a anestesia geral é aplicada, o bebê precisa nascer rapidamente para que ele não tenha contato com a substância, que pode causar danos como depressão respiratória e parada cardiorrespiratória.

Leia ainda: Hormônio de crescimento para bebês prematuros

Local e loco regional

As anestesias local e loco regional são utilizadas somente em caso de parto normal. A diferença entre ambas é o local de aplicação. Enquanto a local é aplicada no local do corte, em nervo que comanda a sensibilidade do períneo, vagina e vulva, a loco regional é aplicada na raiz do membro, anestesiando toda a região.

Foto: Divulgação.
Foto: Divulgação.

Peridural e raquidiana

Ambas as anestesias são aplicadas nas costas, entre as vértebras. Em ambas, a mulher perde a sensibilidade apenas do peito para baixo, podendo acompanhar, consciente, todo o parto. A diferença entre ambas é que a raquidiana, utiliza na maioria dos casos em cesáreas, usa menor quantidade de anestésico, que é aplicado de uma só vez. A peridural, utilizada somente no parto normal, utiliza maior quantidade de anestésico, que é aplicado por quanto tempo for necessário por meio de um cateter.

Avalie esse conteúdo!

Equipe Gestação Bebê

A equipe de redatores do Gestação Bebê é formada por jornalistas e profissionais convidados de diversas áreas, como pediatria e psicologia.

Este post tem 3 comentários

  1. Juliana

    Eu já tomei 3 anestesia dessa raque e hoje têm vez quê eu sinto dor ná espinha é dessa anestesia…

  2. Juliana

    Eu já tomei 3 anestesia dessa raque e hoje têm vez quê eu sinto dor ná espinha é dessa anestesia.

  3. Alexandra

    Meu parto foi cesareo e foi utilizado em mim a anestesia peridural. Não senti nenhum efeito colateral. Pós parto tranquilo logo após o nascimento

Deixe um comentário