Tipos de Reflexos do bebê – Confira quais são

Os bebês, ainda que recém-nascidos, já apresentam diversos reflexos, respostas rápidas a alguns estímulos. Conheça mais sobre seu bebê, veja alguns destes reflexos, o que indicam e para que servem:

Reflexo de sucção

Pela resposta ao estímulo, é possível saber se o bebê está com fome ou se ele está com sono. O reflexo de sucção vem toda vez que a boca do bebê é tocada. Se ele está com fome, vai começar a sugar. No entanto, se ele está com sono, vai chupar.

 Leia ainda: Exames que detectam o que impede a gravidez

Reflexo de preensão palmar

Todo mundo já se deparou pelo menos uma vez com este reflexo dos bebês. Ao colocar um dedo na palma da mão dos pequenos, eles fecham a mão imediatamente, prendem com muita força e demoram a soltar. A força é realmente enorme, tanto que o bebê é, em alguns casos, capaz até mesmo de ficar suspenso por alguns segundos. Isso ocorre porque no passado, as crianças agiam dessa maneira para se segurarem às mães. Este reflexo dura apenas três meses. Depois, o bebê segura, mas logo solta. Já aos quatro ou seis meses o bebê é capaz de começar a segurar os objetos oferecidos.

Foto: maesemobra

Foto: maesemobra

Reflexo da marcha automática

Este reflexo dos bebês se assemelha a um movimento realizado pelos répteis. Quando os bebês estão deitados de barriga para baixo e seus pais tocam seus pés, eles imediatamente esticam as pernas e empurram o corpinho para frente.

Reflexo de marcha

Se você segurar o bebê por debaixo dos braços e deixá-lo em pé, começando a levá-lo em direção ao chão, vai perceber que quando um de seus pés encostar no chão ele vai dobrar os joelhos e simular um passo. Ao contrário do que a maioria dos pais vai pensar, o pequeno não está mostrando que já sabe o que fazer para andar. Na verdade, ele fazia esse movimento dentro do útero materno, quando apoiava os pés na parede da barriga.