Tiaras para Bebê: como escolher o modelo certo

As tiaras para bebê estão super na moda e são cada vez mais usadas pelas mães que não abrem mão desse enfeite lindo na hora de deixar as suas filhas com um look especial.

Esse acessório pode ser colorido e divertido ou então com um aspecto mais formal, para ser usado de acordo com a ocasião.

Confeccionadas com diferentes tecidos e adornadas com materiais como pérolas, strass, laços e flores, as tiaras são versáteis e seu uso é feito tanto em passeios do dia adia como em eventos especiais, como batizados e aniversários.

Com tantas opções, é preciso ter cuidado para não exagerar nos detalhes. Por isso, temos dicas de como escolher a tiara ideal para a sua bebê ficar encantadora. Confira!

Tiaras para bebe recém-nascido

Além da beleza e charme que a peça traz para o modelito, usar tiaras para bebê recém-nascida é a forma mais rápida para que as pessoas identifiquem o gênero da criança. Afinal, esse enfeite é um dos primeiros acessórios femininos que a sua garotinha vai usar.

(Foto: dhgate)

Esse produto artesanal é tão requisitado que acabou se transformando na forma de renda de muitas mulheres. Existe uma infinidade de tiaras que podem ser criadas, usando os mais variados tipos de tecidos e detalhes decorativos.

(Foto: homedecoration)

Em se tratando de acessórios para recém-nascidos, é importante que o material usado seja macio e flexível, para se adeque bem ao formato da cabeça e que não acabe incomodando ou até mesmo machucando o bebê.

(Foto: Amazon)

O tamanho do complemento da tiara não deve ser muito grande, pois isso vai atrapalhar a visão da criança, não sendo indicados para bebês que ainda não completaram dois anos de idade.

Alguns dos materiais indicados na hora de confeccionar ou comprar uma tiara são:

Renda

A renda com elastano é um dos materiais mais usados pelas mães que desejam usar tiaras no bebê.

Isso se deve à delicadeza e toque suave da renda. As tiaras feitas com esse material trazem um estilo romântico e retrô, o que é completado com enfeites como coroas, lacinhos e flores. Elas podem ser combinadas até com vestidos de festas.

Fita

Outra alternativa perfeita para recém-nascidos são as tiaras de fitas, que podem ser usadas para fazer artes de derreter o coração.

Elas são uma alternativa barata e podem ser usadas em qualquer ocasião. Para enfeitar podem ser usados strass, bijuterias ou qualquer outro produto de artesanato.

Feltro

O feltro também permite criar combinações de modelos que ficam incríveis. Apesar de se tratar de um pano simples, quando usado com criatividade e ousadia, é capaz de resultar em tiaras para bebês que vão encantar a todos.

Algumas tiaras apresentam um arquinho de plástico. Elas não são indicadas para bebês, especialmente quando são recém-nascidos.

O ideal é que esse tipo de tiara seja usado apenas por meninas maiores.

Como fazer tiaras para bebê passo a passo

As tiaras para bebês são fáceis de fazer e a maioria usa materiais fáceis de encontrar em qualquer loja de artesanato e que têm um baixo custo.

Por isso, se você pretende criar o seu próprio modelo, é só deixar a criatividade solta e criar os mais variados modelos.

O primeiro passo para fazer uma tiara para bebê é escolher os tecidos para confeccioná-las. O ideal é optar por tecidos que sejam leves para permitir que a pele do bebê respire.

Outra dica é dar preferência para tecidos que esticam, como no caso da malha.

Medidas da tiara

Para saber o comprimento da faixa que vai ser a base da tiara, você pode tirar o molde na cabecinha do bebê, pois assim ela vai se encaixar perfeitamente.

Também é possível tirar o molde de acordo com a idade da criança. Nesse caso, as medidas são as seguintes:

  • Recém-nascido: 35 cm;
  • Até 6 meses: 42 cm;
  • Até 12 meses: 47 cm;
  • Entre 2 a 3 anos: 50 cm.

Já a medida da largura da faixa deve ser de pelo menos um palmo. Além disso, será necessário também recortar uma tira de tecido para fazer o detalhe decorativo. Ela deve ter cerca de 5 x 25 cm.

Cores e estampas

As cores ou estampas da tiara vão depender do estilo que agrada a mãe. Algumas dicas são mostradas a seguir:

Rosa: essa é a cor preferida para acessórios de meninas. A tiara fica um verdadeiro encanto, transmitindo delicadeza e suavidade.

Seja rosa choque ou rosa suave, com certeza continua sendo a cor mais querida das mamães.

(Foto: DHgate)

Azul: a cor azul não é uma cor apenas para os meninos, pois fica muito charmosa quando é usada pelas meninas.

É possível usar azul clarinho combinando com um tom mais forte para dar um belo contraste. Também fica uma graça quando é combinado com a cor rosa.

(Foto: Nice Tiaras e Faixas)

Amarelo: essa cor vibrante não tem erro, pois vai iluminar o rostinho da bebê e dar um ar mais descontraído para o acessório.

(Foto: assetproject)

Vermelho: a cor vermelha faz com que a tiara fique bem chique e deixa as meninas lindas e em destaque.

(Foto: Nice Tiaras e Faixas)

Xadrez: o xadrez é uma estampa descontraída e que é perfeita para ser usada no dia a dia. Ele pode ser usado para fazer a faixa da tiara ou então para compor o laço.

(Foto: laleblu)

Bolinhas: para dar um ar vintage para as tiaras, as bolinhas são perfeitas. Além do clássico branco com bolinhas pretas, outras combinações também vão encantar.

(Baby & estilo)

Listras: outra opção de estampa que não sai de moda são as listras, que ficam muito fofas quando usadas nas faixas ou adereços do acessório. A dica é preferir cores vibrantes e animadas.

 

Materiais

  • Tecido;
  • Tesoura;
  • Agulha e linha;
  • Fita métrica.

Passo a passo

  1. Para começar, pegue a faixa de tecido que foi recortada com a medida da cabecinha do bebê e costure na lateral, no sentido do comprimento. É importante lembrar que o tecido deve ser costurado do lado do avesso e depois a peça é virada do lado direito.
  2. Em seguida, use a outra tira de tecido de 5 x 25 cm para fazer o detalhe, que no caso será uma florzinha. A tira deve ser alinhavada fazendo pontos longos, com distância de 1 cm das bordas.
  3. Depois de alinhavar, puxe como se fosse um fuxico e molde a flor. A flor de tecido deve ser costurada na tiara e está pronta para usar.

Gostou do passo a passo completo? A seguir você poderá aprender a fazer outra faixa de cabelo para bebê. Veja!

Modelos de tiara de crochê

O crochê, além de ser um material muito fofo e que fica lindo para usar nas tiaras de bebê, é uma tendência que nunca sai de moda.

(Foto: digthiscrazytestpattern)

Outro ponto positivo é que faz com que o acessório fique bem confortável e versátil, combinando com qualquer estilo de roupa.

(Foto: Crochê & Afins Ateliê)

(Foto: Crochê & Afins Ateliê)

Com um mesmo modelo de tiara de crochê é possível criar uma grande variedade de estilos. Para isso, basta mudar a cor, o tipo de linha usado e também os enfeites, como laços, miçangas, flores e borboletas.

(Foto: Crochê & Afins Ateliê)

(Foto: Amo Fadas)

(Foto: Winding Road Crochet)

Tiara de pérola

As tiaras que usam pérolas como enfeite são o maior sucesso, pois dão um charme todo especial e transbordam delicadeza. Esse look é perfeito para usar em ocasiões mais formais, como festas e casamentos.

Isso sem falar que também fica uma graça nas sessões de fotos e para serem usadas por daminhas de honra.

(Foto: Alice acessórios infantis)

As pérolas podem ser usadas em toda a volta da faixa da tiara ou então nos detalhes do laço ou flor. A mistura de pérola com faixa de cetim deixa o enfeite de cabelo ainda mais perfeito.

Um detalhe que deve ser considerado é o tamanho das pérolas, pois há desde pequenas a tamanhos maiores. Em relação às grandes, deve-se tomar o cuidado para que não prejudiquem o conforto do bebê. Uma dica é optar por tiaras que usam meia-pérolas.

Opções de tiaras de meia de seda para bebê

Usar meias de seda para fazer a tiara do bebê é uma ótima ideia, pois esse material é bem macio e delicado.

A meia é usada para fazer a faixa da tiara e depois é só escolher o tipo de enfeite que ela vai ter. Para enfeitar, podem ser usados os materiais:

Rendas: esse enfeite é bem delicado e por isso combina muito bem com a meia de seda. As flores também podem acompanhar as rendas e devem ser pequenas e charmosas para compor melhor a decoração.

Strass: para que a tiara faça a bebê brilhar, usar strass é uma ótima ideia. Isso faz com que a peça seja perfeita para usar em eventos à noite. O ideal é colar diversos strass ao redor de toda a faixa da tiara.

Laços: os laços são muito usados nas tiaras de meia e podem ser pequenos e delicados ou então maiores e mais extravagantes, com brilhos e pérolas.

Flores: flores nunca saem de moda e ficam bem em qualquer adereço feminino. Elas podem ser grandes e feitas de cetim ou então várias flores pequenas podem formar um buquê.

Borboletas: esse enfeite é lindo e deixa a tiara mais divertida. O material usado para fazer a borboleta pode ser a própria meia de seda ou então outro tipo de tecido delicado para combinar com a suavidade da seda.

Tiaras para bebê para batizado

A tiara é um acessório que não pode faltar em nenhuma celebração, principalmente quando se trata do batizado da criança.

Porém, é importante tomar alguns cuidados, como usar uma tiara que fique posicionada mais próxima à testa da bebê. Isso porque, como a cabeça será molhada, o ideal é evitar que o enfeite acabe atrapalhando nesse momento.

(Foto: Rakuten)

Em geral, opta-se pela cor branca da tiara, já que é a cor do vestido usado no batismo também é branco. Porém, outras cores também podem ser usadas, desde que não sejam muito chamativas.

(Foto: Finessè)

Para as mães que querem variar na cor do acessório no batismo da filha, o recomendado é usar cores suaves e em tons pasteis, como amarelo ou rosa clarinhos.

Um detalhe que muitas vezes não é levado em consideração é o tamanho do enfeite da tiara. Ele não deve ser exagerado, pois isso pode acabar até mesmo atrapalhando na hora das fotos, encobrindo o rostinho da criança.

(Foto: penteadoscasamento)

Tiaras de luxo

As tiaras de luxo são caracterizadas por detalhes e materiais de alta qualidade. Elas devem ser fabricadas usando tecidos de primeira e pedrarias mais caras.

Ideais para usar em ocasiões especiais, esse tipo de tiaras dão um charme todo especial para e vão deixar a criança parecida com uma princesinha.

Por isso, se há o desejo de investir em um modelo mais sofisticado, a tiara de luxo vale a pena, pois sem dúvida alguma vai trazer um resultado fantástico.

Sugestões de tiaras de Natal

A época do Natal é tão especial que pede um modelo de tiara especial também. A primeira dica é em relação às cores: vermelho não pode faltar e o verde e branco são ótimos complementos.

(Foto: Finessè)

A tiara pode ser toda vermelha, com laços ou flores da mesma tonalidade. Uma dica é tranças duas tiras de tecido, um na cor verde e outro vermelho, deixando o acessório da cor clássica natalina.

(Foto: festa bebe)

Para quem não quer que a filha deixe de brilhar na festa, o recomendado é acrescentar strass ou pérolas para que a peça lembre uma bela guirlanda.

(Foto: Isa Artesanatos mimos para bebês)

Para as mães que desejam dar um ar mais infantil e divertido, uma boa ideia é recortar um Papai Noel em feltro e colocar na faixa da tiara.

(Foto: Upalupa Baby Boom)

Para as mães mais arrojadas, tiaras com enfeites de orelhinhas ou chifrinhos de renas é uma opção bem inusitada.

Para finalizar, é importante prestar atenção para que a tiara não fique apertada, pois isso pode prejudicar o sono do bebê e até mesmo provocar refluxo. Por isso, observe se ela não marca a cabeça da criança quando é retirada.

(Foto: Finessè)

Também é preciso evitar acidentes perigosos e estar atenta para que a faixa não tenha peças que possam ser removidas e engolidas.

Com esses cuidados, não há motivos para deixar de enfeitar a sua filha e deixá-la ainda mais linda usando tiaras para bebê. Basta priorizar a segurança, conforto e comodidade da pequena e então escolher o modelo mais encantador.

Referências

comofazeremcasa.net/passo-a-passo-de-como-fazer-tiara-para-bebe

crochefacil.com.br/tiara-de-croche-com-borboletas-aprenda-como-fazer

aminhafestinha.com/60-tiaras-para-bebes-fotos-modelos-lindos

trocandofraldas.com.br/faixa-na-cabeca-do-bebe

revistaartesanato.com.br/tiaras-para-bebe

reedecore.com.br/como-fazer-tiaras


  • Adicione um comentário

    *