Será que meu leite é fraco?

Esta é uma preocupação de muitas mães: será que meu leite é fraco ou adequado para a alimentação de seu bebê? Veja a resposta para estas e outras dúvidas a seguir:

O leite pode estar fraco?

Não existe leite fraco. Todas as mulheres são capazes de produzir o leite que seus bebês necessitam.

Leia ainda: Cuidados com a moleira do bebê

A importância da alimentação

O leite materno leva ao bebê importantes nutrientes para o desenvolvimento correto do organismo da criança. E, para que ele cumpra adequadamente esta função, a mulher precisa se alimentar adequadamente. Restrições alimentares da mulher e dieta desequilibrada podem prejudicar a composição do leite materno. Sendo assim, o segredo está na alimentação da nova mamãe.

A mulher deve manter, durante o período de amamentação, uma dieta rica em verduras, frutas e legumes, bem como leite e derivados. É importante que tudo seja ingerido de forma equilibrada.

Alimentos que devem ser evitados são aqueles com baixo índice de nutrientes, como frituras, refrigerantes, embutidos.

Colostro

Durante os primeiros dias de vida do bebê, a mulher poderá notar que seu leite está com aspecto diferente. É que neste período ocorre o chamado colostro, que antecede o leite. Ele pode parecer mais fraco, mas ao contrário: é fundamental para o fortalecimento da imunidade do bebê.

Foto: Divulgação.

Foto: Divulgação.

Nada de dietas

Muitas vezes devido ao desejo de retomar a boa forma, as mulheres se submetem a dietas, regimes e restrições alimentares logo após o nascimento do bebê. Como já foi dito, isso não deve ser feito. A mulher precisa se alimentar adequadamente para que possa produzir o leite adequado para seu bebê e para que tenha energia necessária para os intensos cuidados que um recém-nascido necessita. Lembre-se que durante a amamentação, a mulher já perde várias calorias que naturalmente vão ajudá-la a eliminar os quilinhos extras adquiridos durante a gestação.

 


  • Add Your Comment

    *