Devo acordar o bebê para amamentar de madrugada?

Devo acordar o bebê para amamentar de madrugada? Despertar o bebê para mamar ou não: eis a questão.

Conseguir que o filho, em especial o recém-nascido, durma a noite toda ou boa parte dela costuma ser uma façanha para muitas mães. Para não dizer que chega a ser um sonho, uma aspiração, uma cobiça.

Se você afirma para esta mãe que ela tem que acordar o bebê para amamentar, rapidamente deve ser questionado. “Se ele demorou tanto para engatar no sono, por que devo acordá-lo?”, a mamãe te pergunta. Mas, se você disser que se ela não acordá-lo, ele ficará com muita fome e não se desenvolverá adequadamente, a mamãe se desespera e, com todo o receio do mundo, acorda o pequeno para amamentar – mesmo sem saber se essa é a maneira correta ou não de agir.

Foto: Kidmoms

Foto: Kidmoms

Leia também: Posições certas para o sono do bebê

Além de todos os outros bombardeios de palpites, é comum muitas mamães ouvirem frases prontas como: “Será que seu bebê não está dormindo muito e mamando pouco?”. Ou ainda: “Olha lá, hein? Você precisa ajustar o relógio biológico do seu bebê!”.

Devo acordar o bebê para amamentar de madrugada?

Bom, chega de disse-me-disse e deixemos a fala com um profissional. O assunto é polêmico e controverso, mas, de acordo com a pediatra Maria do Socorro Cronemberger, especializada pela Sociedade Brasileira de Pediatria, não se deve acordar o bebê para mamar.

“Se ele dorme tranquilamente não há porque acordá-lo. A não ser que seja por indicação médica específica para o caso. Geralmente os bebês acordam por si só quando precisam ser amamentados”, garante a pediatra. (De quanto em quanto tempo devo amamentar o bebê?).

Segundo ela, nos três primeiros meses de vida, os bebês dormem em média 20 horas por dia, ficando acordados apenas nos horários das mamadas, das conversas e dos banhos. Além disso, nesses meses, os bebês já costumam ficar acordados entre as 19 e as 23 horas, pois é comum apresentarem cólicas – que, com o passar dos meses, desaparecem espontaneamente.

bebe dormindo a noite

Foto: Divulgação

Quando devo acordar o bebê a noite para mamar?

Segundo a especialista, existem casos em que os médicos orientam as mães a acordarem seus bebês para amamentá-lo: se ele estiver abaixo do peso ideal para a idade é um exemplo.

Consulte sempre um médico

Mamães, não se desesperem! Procurem orientação de um profissional de saúde e façam o acompanhamento mensal com o pediatra para pesar, medir e observar o crescimento como um todo. Conhecido como puericultura, este procedimento é muito importante para esclarecer as diversas dúvidas que surgem e, cabe ao pediatra orientá-las a tomar as providências em caso de alterações desfavoráveis.

Agora que respondemos a sua dúvida se devemos ou não acordar o bebê para amamentar de madrugada, veja também: Quando posso deixar o bebê dormir sozinho no quarto?