Quantos banhos o bebê precisa por dia?

Todas as questões que envolvem o banho dos bebês deixam as mães bastante confusas. Os pequenos ainda são bastante frágeis e ficam o dia todo no berço, então vem a pergunta: quantos banhos eles precisam tomar por dia? Como lavá-los da melhor maneira possível? Veja as respostas a seguir:

Banhos por dia

Até que o bebê complete seis meses de idade, eles não precisam necessariamente de um banho por dia. Porém, a decisão de lavá-los todos os dias deve ficar com os pais. Até aqui, eles permanecem limpinhos por mais tempo, já que ainda não sabem engatinhar pela casa. Se preferirem não dar banhos diários, a higiene deve ser feita com fraldas úmidas, por exemplo. Estes cuidados são fundamentais para evitar assaduras e problemas de pele na criança. Limpe bem o rostinho, a região genital a cada troca de fraldas e acúmulos de muco.

Depois dos seis meses, quando o bebê começa a se locomover por conta própria e a manusear os mais variados objetos, os banhos diários são necessários.

Leia ainda: Como saber se estou gravida antes da menstruação atrasar?

Foto: alphamom.com.

Foto: alphamom.com.

Os produtos ideais

Os produtos certos para o bebê fazem toda a diferença. Eles previnem alergias e outros problemas na pele. Sendo assim, os pais devem sempre procurar por shampoo e sabonete específicos para o uso infantil, com pH neutro e cheiro bastante suave.

Onde banhar o bebê?

Prefira sempre os produtos feitos especialmente para os bebês e certificados por órgãos responsáveis. Compre uma banheira pequena para o bebê, que vai deixar vocês dois mais à vontade tornar tudo mais fácil e prático.

Outras dicas para um banho seguro

O primeiro cuidado é com a água, que deve ter uma temperatura quente mas confortável para as crianças. Sempre coloque sua mão para ver se não está quente demais – utilize também termômetros próprios para esta função.

Em bebês com até seis meses, coloque água até que ela atinja cerca de 12 centímetros de altura. Já em crianças mais crescidas, água até a cintura quando elas estiverem sentadas.