Dicas para dar um banho seguro no bebê

A hora do banho pode deixar os pais de primeira viagem um pouco inseguros, já que o bebê ainda é tão pequeno e frágil.

De qualquer forma, conforme ele for crescendo é necessário ensiná-lo a se comportar com segurança dentro d’água. Veja só algumas dicas importantes para esse momento:

Os pais precisam estar atentos

A regra fundamental para os pais durante o banho dos bebês é nunca deixá-los sozinhos e prestar muita atenção em tudo.

Os pequenos podem se afogar com uma quantidade mínima de água: 3 centímetros.

Por isso, cuide para que tudo já esteja por perto quando for iniciar o banho para não ter que sair de perto do bebê. Se achar necessário, leve o telefone e o seu celular para o banheiro para poder atender caso toquem.

Leia ainda: Como comunicar a gravidez no trabalho

Foto: tuticare.

Foto: tuticare

A banheira

A banheira precisa ser bastante segura para a criança. Elas são naturalmente escorregadias, então coloque no fundo uma toalha ou proteção almofadada, inclusive para a parte da cabeça do bebê, evitando impactos.

A água

É importante lembrar que o bebê somente deve ser colocado na banheira depois que ela já estiver com a quantidade completa de água.

Para os recém-nascidos, coloque de 5 a 7 centímetros de altura a água. Para as crianças mais crescidas, o nível da água nunca deve superar a cintura considerando-as sentadas.

A temperatura adequada também deve ser regulada antes de colocar o bebê. Tenha um termômetro específico ou teste com as mãos: 38ºC é muito para os adultos, mas agradável para as crianças.

Se comportando na banheira

Os pais devem ensinar as crianças a se comportar durante o banho. Primeiro, elas não devem ficar em pé na banheira, o que aumenta o risco de escorregões e quedas.

Os pequenos também não podem mexer na torneira que despeja água na banheira.