Quando o bebê começa a sorrir?

Não há coisa mais encantadora do que um sorriso de bebê, não é mesmo? Eles são absolutamente espontâneos e verdadeiros quando decidem sorrir.

Mas, você já parou para pensar quando o bebê começa a sorrir? Além disso, o sorriso dos pequenos podem dizer muito sobre seu desenvolvimento. Veja:

Qual a idade dos primeiros sorrisos?

Os primeiros sorrisos do bebê começam por volta dos dois meses de idade. Ele já é capaz de seguir pessoas e objetos por alguns instantes com o olhar, e se ele se alegrar quando vir alguém vai começar a sorrir. Ele já identifica pai e mãe, e vai começar também a identificar outras pessoas, como familiares próximos. O mesmo acontece quando vê sua imagem no espelho.

 Leia ainda: Benefícios da musculação na gestação

Pesquisa sobre o sorriso do bebê

O médico Caspar Addyman, que pesquisa o sorriso de bebês no Birkbeck College, analisou 700 questionários sobre o tema. De acordo com ele, os bebês são capazes de rir a partir do primeiro mês de vida quando recebem um estímulo prazeroso. Já a partir do segundo mês de vida, os sorrisos são uma maneira desenvolvida para que ele possa interagir com seus pais.

Sorriso e desenvolvimento

Para o psicólogo suíço Jean Piaget, considerado expert no assunto, os bebês apenas sorriem quando entendem o que está acontecendo, por isso os sorrisos podem dizer muito sobre o entendimento e desenvolvimento cerebral do bebê.

Brincadeira de esconder

Os bebês costumam cair na risada quando um adulto brinca de esconder seu rosto, mesmo que atrás das mãos. Esta atitude é importante pois mostra que o bebê é capaz de saber que algo existe mesmo quando não está aparecendo e mesmo achando que ela desapareceu temporariamente. Isso é também um indicio de que seu desenvolvimento cerebral está normal.

É a partir dos oito meses que a criança entende que a pessoa está apenas escondida.