Quando é a hora certa de ter outro bebê?

Saber o momento certo de aumentar a família é fundamental para a harmonia do lar. Afinal, tanto o primogênito precisa de cuidados quanto o caçula, e a mãe deve avaliar muitos pontos para não deixar nenhum detalhe sem atenção.

Pontos para avaliar

Os bebês necessitam de muita atenção. São cuidados físicos e também psicológicos, como o desenvolvimento, a educação e o acolhimento em novos ambientes como a creche. Quando a mulher deseja aumentar a família, deve avaliar que todos estes cuidados citados – e tantos outros – serão redobrados, pois o primeiro filho continuará precisando de cuidados e atenção, para que entenda a chegada do irmão.

 Leia ainda: Como cuidar das unhas do bebê

Qual o melhor momento?

Algumas mulheres preferem esperar mais, outras querem que o espaço entre o nascimento de seus bebês seja menor.

Na verdade, cada caso é um caso, apesar de alguns psicólogos dizerem que quando o primeiro filho chega aos cinco anos de idade ele está mais preparado para receber seu irmão.

Foto: Divulgação.

Foto: Divulgação.

Vantagens e desvantagens de ter o segundo filho logo

Ter o segundo filho com até dois anos de diferença do primeiro tem algumas e desvantagens , cabe à mulher avaliar. Com idades próximas, ambos serão bastante dependentes dos adultos, precisando de seus cuidados por tempo integral. Os gastos com ambos também serão altos para os pais – já que eles entrarão na escolinha quase ao mesmo tempo, por exemplo.

Já o principal ponto positivo será que as crianças passarão pelas diferentes fases da idade juntas. Elas poderão brincar juntas, aprender coisas juntas e serem amigas. Ter uma gravidez seguida da outra permite ainda que a mulher não faça várias pausas em sua carreira para cuidar dos bebês.

Vantagens e desvantagens de esperar mais pelo segundo filho

Esperar mais de dois anos para ter o bebê permite à mãe acompanhar até o fim as fases de cada um, principalmente a infância. Por outro lado, quanto mais esperar maior a chance de que o primogênito desenvolva ciúmes d irmão.

Caso espere mais de cinco anos para ter outro bebê, a mulher poderá contar coma ajuda do primogênito para os cuidados com o caçula.