Como fazer curativo no umbigo do bebê

O cordão umbilical foi o elo entre mãe e bebê durante nove meses, responsável pela nutrição e pela chegada de oxigênio que fizeram com que o feto conseguisse crescer e se desenvolver com saúde. No nascimento, o cordão umbilical é cortado, mas cerca de dois centímetros permanecem. Esta pequena parte, chamada de coto umbilical, vai permanecer por algumas semanas até se desprender naturalmente. No entanto, até que isso aconteça, é necessário fazer curativos diários no umbigo.

O curativo

Muitas mulheres têm medo e receio de fazer o curativo no umbigo do bebê. Isso porque o pequeno é ainda muito sensível. Mas, elas podem ficar tranquilas: o coto umbilical não provoca qualquer dor durante os curativos pois ele não tem terminações nervosas. Se o bebê chorar, pode estar incomodado, mas fique tranquila pois não se trata de dor.

O coto umbilical seca e cai naturalmente de 10 a 21 dias após o nascimento do bebê. No local, vai ficar uma pequena ferida que demora mais ou menos 10 dias para cicatrizar.

Leia ainda: Separação durante a gestação

Foto: Divulgação.

Foto: Divulgação.

Limpeza

O umbigo e o coto umbilical devem ser limpos e secos diariamente para que a cicatrização ocorra rapidamente. Além disso, a higiene correta evita que infecções apareçam.

A limpeza do local deve ser feita pelo menos duas vezes ao dia, mas depois do banho do bebê é obrigatório.

O curativo

Para fazer o curativo, é necessário erguer suavemente o coto umbilical e com um pedaço de algodão ou haste flexível limpá-lo e ao redor, onde ele se encosta na barriga. Retire toda a secreção que houver. Em seguida, passe uma gaze com álcool 70%. Passe outra gaze para secar. Por fim, coloque a fralda abaixo do coto para evitar que o local fique úmido ou se machuque. Depois que o coto cair, continue fazendo a higienização do local até a cicatrização.


    1. Avatar
      verônica 11 de maio de 2015
    2. Avatar
      Edina 7 de setembro de 2015
    3. Avatar
      thais 4 de junho de 2016

    Add Your Comment

    *