Como montar um Quarto Montessoriano simples

Já conhece a decoração Montessoriana? A estética de um quarto mais simples promete mais comodidade ao bebê e a família


Os quartos montessorianos são montados com móveis e todos os componentes do quarto ao alcance físico da criança, para que ela possa tocar, experimentar, subir e ter tudo ao alcance das mãos.

O método foi desenvolvido por uma médica e educadora italiana chamada Maria Montessori, daí o nome do estilo.

Para ela, montar o quarto desse modo faz com que a criança tenha mais independência, liberdade e permite que a criança explore o seu espaço sem limitações.

Os quartos montessorianos são ideais para quais idades?

O quarto montessoriano pode ser montado já para o recém-nascido ou durante toda a primeira infância, então, caso a criança seja maior e os pais estejam planejando reformular o quarto, também não há problema, já que certamente a criança sentirá muito mais liberdade no seu espaço da casa.

quarto montessoriano idade
Conforme a criança for crescendo, vá trocando os brinquedos e itens de decoração de acordo com esse desenvolvimento. (Foto: CristianePassosArquiteta)

Quarto pequeno ou grande? Simples ou completo? Qual escolher?

montessoriano o que é
Foto: Loversiq

Para a criança, é importante que todos os itens do quarto sejam dispostos de modo que ela consiga visualizar e alcançar, então, é importante evitar que muitos objetos fiquem no mesmo local (como exemplo, muitos brinquedos em um mesmo móvel) para que não dificulte a percepção dos itens que lá estão.

Quarto montessoriano pequeno
Foto: Douwzer

Por isso, se o espaço disponível para o quarto for pequeno, o mais correto é manter o quarto mais simples, para ficar mais organizado. Caso o espaço seja maior, os pais têm mais possibilidades de inserir na decoração mais móveis, brinquedos os quaisquer itens de decoração que desejarem.

Leia mais: Como arrumar quarto de bebê com pouco espaço?

O Método montessoriano funciona com recém-nascidos?

O bebê só começará a ter as primeiras noções de espaço e mobilidade a partir de alguns meses, entretanto, montar o quarto montessoriano já para o recém-nascido é interessante porque, assim que ele começar a ter mais autonomia, estará em um ambiente propício para se desenvolver.

Quarto montessoriano bebe
Foto: Ittybittylove

Dicas de como montar um quarto montessoriano para bebês

Um dos itens mais importantes para se montar o quarto para os bebês é o berço ou a cama. No caso do quarto montessoriano, o conceito é que o espaço em que o bebê dormirá fique sempre o mais acessível possível, para que o bebê que já saiba andar tenha a liberdade de se deitar ou levantar sozinho e sem riscos de queda. Dessa forma, o colchão é colocado diretamente no chão ou, no caso da preocupação com a temperatura do quarto, pode-se colocar um estrado na parte de baixo para evitar o contato direto com o solo. Nas laterais, é possível cercar o colchão com almofadas e assim evitar que a criança acorde fora do espaço.

Quarto montessoriano como fazer
Foto: BabySleep

A estética da cama pode ser alterada com estruturas em madeira em formato de casas, ocas ou tendas, por exemplo, para quebrar a simplicidade de um colchão simplesmente disposto no chão. Aqui, vale a criatividade dos pais ou de quem está montando o quarto.



Quarto montessoriano Decoração
Foto: DanieleCargnin

Outra questão importante é com relação aos móveis. É interessante ter armários sem portas e que sejam pequenos, da altura de um criado-mudo, por exemplo. Dessa forma, a criança conseguirá alcançar todos os itens, visualizar os seus lugares e também ter a autonomia e responsabilidade de guardá-los de modo organizado, já que estarão sempre expostos.

Dicas de quarto montessoriano
Foto: MamaTheExplorer

Quarto montessoriano

A utilização de tapetes, sejam de tecido ou placas de EVA também é interessante, pois a criança ficará muito tempo sentada no chão e, com essa proteção, também estará mais protegida com relação à temperatura do piso.

 Quarto estilo montessoriano
Foto: Etsy

Por fim, é interessante colocar um espelho, se possível um em que a criança possa se ver em corpo inteiro, na composição da decoração. Esse item é importante para que ela possa se reconhecer e identificar não só a si mesma, mas também desenvolver a visão geral do espaço e os reflexos dos objetos no espelho.

 Quarto montessoriano fotos
Foto: Summerplayshouse

O mais importante aqui é, além da preocupação em manter tudo ao alcance da criança, a criatividade para decorar, usar cores, formas, texturas e desenhos que possam chamar a atenção dela e faça se sentir em um ambiente especialmente pensado para ela.

Quarto montessoriano fotos
Foto: Vogue
Quarto montessoriano o que é
Foto: Metrópoles
Como montar um Quarto Montessoriano simples
5 (100%) 1 vote

- Publicidade -

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*