Quando a gestante deve começar o pré-natal?

O pré-natal é fundamental para o acompanhamento da gestação. É difícil acreditar que ainda muitas mulheres deixam para procurar um médico já com a gravidez avançada. Veja a seguir a importância do pré-natal e por que não deixar de realizá-lo:

A importância do pré-natal

O pré-natal vai garantir que a mulher tenha uma gestação tranquila e que o bebê venha ao mundo saudável. O pré-natal acompanha todo o desenvolvimento da criança, e consegue detectar precocemente, por meio de exames, se há algum problema, aumentando as chances de solucioná-lo.

 Leia ainda: Exercícios para fazer com o bebê

Tudo começa antes da gestação

Se você está tentando engravidar, é necessário procurar um médico antes mesmo que isso aconteça. O profissional poderá realizar exames clínicos e laboratoriais para certificar que a saúde da mulher está muito bem. E, caso necessário, indicar, por exemplo, o início da administração de ácido fólico.

Caso a mulher possua problemas como diabetes e pressão alta, algumas orientações precisam ser passadas.

Se você não possui um médico ginecologista de confiança, converse com amigas e familiares e peça indicações.

Foto: Divulgação.

Foto: Divulgação.

Quais exames realizar?

São vários os exames, mas de maneira geral o médico deverá solicitar exames de sangue como hemograma completo (detecta anemia e infecções), glicemia e sorologias (como HIV, toxoplasmose, rubéola, citomegalovírus, sífilis , hepatite B e C), tipagem sanguínea e fator Rh. Exames de urina e fezes também são comuns.

Quanto à ultrassonografia, o indicado dão pelo menos três: uma nos três primeiros meses para saber há quando tempo a mulher está gravida, outra no segundo trimestre para avaliar a formação dos órgãos e mais uma para seguir o crescimento do bebê.

Frequência das consultas

Pode haver variação, mas a recomendação é que a mulher visite seu médico mensalmente até o sétimo mês de gestação. Depois disso, as visitas passam a acontecer de 15 em 15 dias.

 

 


  • Add Your Comment

    *