Muitas pessoas, mesmo depois de adultas, ficam apreensivas quando precisam visitar um dentista, e adiam ao máximo o compromisso inevitável.
O medo é bobagem, pois hoje as técnicas estão cada vez mais modernas para tratamentos eficientes, rápidos e sem dor.
A importância dos dentistas é grande também para as crianças, que devem crescer conhecendo e praticando diariamente os hábitos de higiene bucal para um desenvolvimento saudável.
Muitas vezes a primeira consulta deve ser feita nos primeiros meses de vida, e os pais devem estar atentos. Saiba mais a seguir:
Primeira visita do bebê ao dentista: quando ela deve acontecer?
O indicado, é que os pais levem seus bebês ao dentista ainda nos primeiros meses, pois existem problemas que podem afetar as crianças recém-nascidas.
O profissional irá avaliar e examinar a cavidade bucal para detectar possíveis alterações que podem surgir antes mesmo da idade determinada para o nascimento dos primeiros dentes de leite, como freio lingual hipertrófico (língua presa), fissuras ou fendas no palato e lábio, dentes natais ou neonatais (presentes na boca ao nascimento ou logo após o nascimento).
Estas alterações podem inclusive atrapalhar o aleitamento materno, fundamental e indispensável neste período.
Primeiros dentes
Os primeiros dentes começam a surgir por volta dos seis meses de idade, momento em que não se deve adiar mais a visita ao dentista.
O profissional pode avaliar neste momento se tudo está ocorrendo como deveria e acompanhar o desenvolvimento de possíveis cáries antes que se tornem um grande problema.
As consultas devem ser realizadas de seis em seis meses.
A visita irá ainda servir para que os pais tirem todas as suas dúvidas em relação a cuidados básicos, limpeza, escovação correta, o creme dental mais indicado e alimentação mais saudável e menos prejudicial para os dentes que começam a nascer.