Por que evitar cafeína durante a gestação?

A cafeína pode fazer muito mal durante a gestação, oferecendo sérios riscos ao bebê, como de nascer abaixo do peso e também de aborto. Veja a seguir por que isso acontece:

Estudos comprovam

Um recente estudo desenvolvido pela universidade britânica de Leicester e de Leeds revelou que mesmo a quantidade antes recomendada como segura (300mg diária), pode fazer mal ao bebê. Os pesquisadores analisaram mais de 2.600 gestantes que recebiam diariamente a quantidade de 159mg de cafeína entre a 8ª e a 12ª semana de gestação. Comparando com mulheres que recebiam menos do que isso, as primeiras tinham 20% mais chances de ter bebês com peso inferior ao recomendado. Com mulheres que ingeriam 199mg ao dia de cafeína, as chances eram bem maiores, de 50%. Ainda dentre as mulheres analisadas, 4% tiveram bebês prematuramente, 0,3% perderam seus bebês e 0,7% tiveram as crianças após 9 meses – todas as mulheres apresentavam perfeito estado de saúde. Como conclusão, os cientistas disseram que não há quantidade segura de cafeína para se ingerir durante a gestação.

Leia ainda: Teste de farmácia para saber se o bebê é menino ou menina

Qual o motivo dos riscos?

Os riscos ocorrem porque o organismo da gestante leva quatro vezes mais tempo para metabolizar a cafeína. A substância consegue atravessar a placenta, diminuindo a circulação sanguínea dentro dela em até 25%.

Foto: annaramalho.

Foto: annaramalho.

Não é preciso se desesperar

Apesar dos resultados alarmantes, a gestante não precisa se desesperar. O que ela deve fazer é evitar o consumo de cafeína. A cafeína não está presente apenas no café, mas também refrigerantes do tipo Cola, nos chás e chocolates. No entanto, para ingerir 300mg de cafeína diariamente, é necessário ingerir três xícaras de chá, uma xícara de café instantâneo, uma barra de chocolate e uma lata de bebida tipo Cola. Ou seja, é muita coisa! Por isso, não é necessário deixar de comer um pedacinho de chocolate quando a vontade bater, apenas é necessário ter moderação.