Dieta vegetariana durante a gestação

A opção pela dieta vegetariana tem crescido consideravelmente. São muitos os motivos que levam as pessoas a abandonar o consumo de carne – seja em nome da saúde, por amor aos animais, etc. No entanto, uma pergunta é sempre comum quando mulheres vegetarianas engravidam: será que seus bebês vão receber todos os benefícios que necessitam? Será que vão se desenvolver de forma saudável?

É saudável durante a gravidez?

Segundo especialistas, a dieta vegetariana pode ser saudável em qualquer momento da vida, inclusive na gestação.

Leia ainda: Como congelar a papinha do bebê sem perder nutrientes

Benefícios da dieta vegetariana

A dieta vegetariana pode trazer inúmeros benefícios à gestante, e inclui maior ingestão de fibras (que melhoram o funcionamento do intestino, que costuma ficar preso durante a gravidez), de antioxidantes (que combatem o envelhecimento celular), de gordura saturada e colestrol ruim.

Foto: www.abdomensarado.com.

Foto: www.abdomensarado.com.

Ácido fólico

A grande maioria das gestantes precisa ingerir ácido fólico, por meio de suplemento, antes mesmo de engravidar para garantir o pleno desenvolvimento do bebê. As mulheres vegetarianas saem ganhando neste quesito, já que a ingestão de mais folhas verdes faz com que tenham, naturalmente, maiores reservas desta substância no organismo.

Suplementos alimentares

Além do ácido fólico, existem nutrientes que são encontrados exclusivamente na carne, como a vitamina B12. Neste caso, a mulher pode necessitar de suplementos. A vitamina B12, presente em alimentos de origem animal, é indispensável para a formação dos sistemas sanguíneo e imunológico do bebê.

O ferro é outra substância indispensável para a formação do bebê. As gestantes precisam estar atentas e abusar do consumo de alimentos ricos em ferro, como feijão, grão-de-bico, frutas secas. A vitamina C ajuda o corpo a reter o ferro, por isso sucos de frutas cítricas são bem-vindos.

Cálcio

Vegetarianas que não ingerem leite e derivados podem precisar ainda fazer suplementação de cálcio. Consulte seu médico e converse com ele.