Perigos do sal durante a gestação

O excesso de sal faz mal em qualquer época da vida, mas na gestação os perigos podem ser ainda maiores, já que existe uma nova vida se desenvolvendo e já que a mulher precisa conviver com diversos sintomas e mudanças naturais em seu corpo decorrentes da gravidez.

Hipertensão e pré-eclâmpsia

A hipertensão na gestação tem várias causas, mas a principal delas se refere a má alimentação, com sal em excesso. A pressão alta causa dores de cabeça, dores abdominais, comprometimento da visão e inchaço. O problema pode acometer gestantes que não tinham hipertensão antes da gravidez e se apresentar como pré-eclâmpsia, quando além de pressão alta a gestante tem eliminação de proteína pela urina. A pré-eclâmpsia precisa de acompanhamento médico até o nascimento do bebê.

O tratamento pode ser feito com medicamentos, com o controle do peso da mulher e com alimentação correta, sem o abuso de sal.

Leia ainda: Dicas do que pedir no chá de bebê

Inchaço

Conforme o útero e a barriga vão crescendo, o inchaço dos membros inferiores surge e aumenta. O crescimento do bebê acaba por dificultar a passagem de sangue pelos vasos sanguíneos, o que causa o inchaço. Apesar das causas naturais, a alimentação inadequada com excesso de sal agrava o problema, que provoca dores e grande incomodo às mulheres. Vale ressaltar que o sobrepeso piora o quadro.

O inchaço exige alguns cuidados, como não ficar longos períodos em pé nem com sapato apertado, desconfortável ou com salto muito alto. Descanse com as pernas esticadas e levemente elevadas, use meias e sapatos confortáveis e faça exercícios leves.

Foto: Divulgação.

Foto: Divulgação.

Alimentação saudável

O sal é o tempero mais utilizado pelos brasileiros e está presente no preparo de praticamente todos os pratos. Porém, seu consumo deve ser controlado de perto. Para diminui-lo, tente utilizar também outros temperos e quantidades menores de sal, buscando valorizar o real sabor dos alimentos. Para temperar saladas, por exemplo, use apenas azeite e limão ou vinagre.