O que fazer quando o leite sai pelo nariz do bebê?

You are currently viewing O que fazer quando o leite sai pelo nariz do bebê?

A amamentação é muito importante para mãe e bebê. O pequeno deve ser amamentado até, pelo menos, completar seis meses de idade. Além de ajudar no crescimento e desenvolvimento, o ato estreita os laços entre ambos. A criança se sente cuidada, protegida e confortável durante a amamentação.

Mas, mesmo a amamentação, algo tão natural, merece cuidados e atenção. Veja mais detalhes a seguir:

Leite pelo nariz do bebê

Um dos maiores sustos das mães durante ou após a amamentação é ver o leite sair pelo nariz do bebê. Isso é perigoso? Por que ocorre? O que fazer?

Esta situação não é comum, mas pode acontecer. Quando o bebê engole o leite, evita que ele chegue ao nariz ou ouvidos. Porém, se acontecer, o reflexo costuma resolver.

 Leia ainda: Fantasias de Carnaval para bebês

O que fazer?

O reflexo da mãe é sempre levantar o bebê, o que na maioria das vezes é suficiente. Se continuar acontecendo, no entanto, é necessário deixar a cabeça do bebê mais baixa e dar duas palmadas leves para pressionar o pulmão e promover a desasfixia. Caso mesmo assim o leite não pare de escorrer, o bebê deve ser levado ao médico imediatamente.

Refluxo

O problema está ligado ao refluxo dos bebês. Se acontecer apenas uma vez, não há grandes problemas. Mas, se for recorrente, os pais deve procurar um pediatra, pois pode estar havendo um desvio da rota dos alimentos.

Nos adultos o refluxo é comum, mas devido ao organismo desenvolvido, os sintomas são ânsia, azia, queimação etc. Já o bebê, que ainda não tem todos os sistemas completamente amadurecidos, reage a isso deixando o leite sair pelo nariz.

Como evitar?

Para evitar o refluxo, as medidas são simples. Colocar o bebê para arrotar todas as vezes que ele mamar – espere o quanto for necessário. É preciso esperar ainda cerca de 40 minutos para colocar o bebê para dormir após a amamentação, aguardando a digestão.

Equipe Gestação Bebê

A equipe de redatores do Gestação Bebê é formada por jornalistas e profissionais convidados de diversas áreas, como pediatria e psicologia.

Deixe uma resposta