O que fazer quando o bebê troca o dia pela noite?

É muito comum os recém-nascidos terem horários bem diferentes dos pais. Ele acabou de nascer e passou meses sem saber o que era dia ou noite.

Apenas percebia algumas luzes e movimentações. Então é comum ele ficar desperto à noite.

Perceba que o bebê precisa de mais horas de sono do que um adulto. Praticamente só acordará quando quiser comer, sentir cólica ou tiver que trocar a fralda.

Por que ele dorme mais durante o dia?

Se ele dorme mais durante o dia do que a noite, isso pode dar algumas indicações, a exemplo:

  • Sente-se mais ativo a noite.
  • Prefere estar sempre limpinho.
  • Ou sente-se sozinho quando é colocado no berço para dormir.
Foto: me-baby.com

Foto: me-baby.com

Leia também: Cuidados e benefícios do banho de água fria para as crianças

As medidas a serem adotadas são:

  • Anime-o durante o dia e diminua o ritmo à noite.
  • Dê banho e alimente-o à noite antes de dormir.
  • Diminua as luzes quando anoitecer.
  • Mantenha o silêncio na casa.
  • Esteja próximo até que ele pegue no sono.

Detalhes que fazem a diferença

Famílias com hábitos regulares (acordar, sair, alimentar e dormir, no horário) costumam ter filhos que dormem mais durante a noite. O bebê acaba seguindo o ritmo da casa.

Se ele acordar de madrugada verifique a fralda e troque-o, se necessário. Se passarem mais de duas horas e meia desde a última mamada alimente-o. Note se ele realmente está mamando ou usando o seio como “chupeta”.

Evite levá-lo para cama

Faça o que for, mas não o leve para sua cama. Quando pegar no sono deite-o no berço. O bebê só irá perceber, de fato, o dia e a noite quando tiver dois anos. Aí é propenso que durma mais e sem interrupções, salvo a fralda cheia.

Atenção, mamãe!

Procure atender bem seu bebê. Seja atenciosa e carinhosa mesmo que esteja muito cansada. Esse bom atendimento vai lhe dar boas horas de sono depois. Além de evitar que ele acorde de novo por algum problema não resolvido por falta de zelo.

É importante diminuir o número de responsabilidades durante o dia. Concentre energias para cuidar do seu filho. Procure descansar durante o dia enquanto seu filho dorme. Principalmente no primeiro mês!

Ajude seu bebê a ter sono na hora certa. Leva um tempo, mas seja persistente e paciente. Descanse e dê muito amor que tudo se ajeita.