O que fazer quando o bebê troca a noite pelo dia?

A adaptação do sono do bebê é um dos motivos que deixam as mamães mais ansiosas. Se isto também acontece na sua casa, mantenha a calma, pois selecionamos dicas para auxiliá-los a terem um sono leve e tranquilo durante toda a noite.

É preciso lembrar que até os três meses, o bebê segue o ciclo do sono da mamãe, e só depois deste período que ele passa a produzir mais melatonina, o hormônio responsável pelo sono.

Iluminação:

O ambiente em que o bebê dorme deve ser escuro. Para isso, quando anoitecer, diminua a luz da casa e apague a do quarto.

Leia também: Meu bebê não dorme durante o dia, o que fazer? 

Acalme o bebê:

Neste momento, evite as brincadeiras. Use canções de ninar bem calmas para não despertá-lo.

Rotina:

Para ajudar que seu filho tenha uma boa noite de sono, escolha um horário fixo para o seu bebê dormir. Os hábitos são essenciais para a rotina do bebê, e o sono é o principal deles.

Foto: huffingtonpost

Foto: huffingtonpost

Ambiente:

O bebê se acostuma rápido com o ritmo da casa. Se a família mantém o barulho, o pequeno não conseguirá pegar no sono. Peça a colaboração dos seus familiares para este momento! Na hora do bebê dormir é necessário que todos evitem o barulho e mantenham o silêncio.

Dia:

Para os bebês que costumam dormir muito durante o dia, será preciso reduzir aos poucos esse tempo. Estimule-o com brincadeiras mais agitadas depois das sonecas da tarde.

Durante a madrugada:

É natural que seu bebê se mexa, abra os olhos e até chore durante a madrugada. Evite pega-lo por qualquer motivo – mesmo sabendo quanto é difícil, não é verdade? -, aguarde alguns minutos até o pequeno pegar novamente no sono.

Amamentação:

Não é necessário acordar o bebê para amamentá-lo. Se o bebê não acorda para mamar, é porque ele não está com fome.

Orientação de um profissional:

Em qualquer situação de distúrbio do sono, consulte o pediatra do bebê. Vale lembrar que os hábitos do bebê recém-nascido ainda estão sendo formados, por isso é necessário muito amor, paciência e persistência para que ele passe a ter um soninho como a mamãe deseja.


    1. bianca ferreira dos santos 1 de março de 2015

    Add Your Comment