Bebê resmungando ao dormir, é normal?

Com certeza você já passou pela experiência de acordar no meio da noite sem motivo algum e voltou a dormir em seguida.

Os bebês também passam por isso. Como o sono é mais leve, acordam. O que você deve ensinar ao seu bebê é a voltar a dormir sozinho.

Isso pode parecer impossível para algumas mães, mas vamos orientá-la.

Foto: Windsorpeak

Foto: Windsorpeak

Crianças pequenas podem acordar e resmungar, mas é só uma fase

Conheça os motivos e o que fazer:

Mudança de hábitos vem dos pais

Se você tem costume de fazer o bebê dormir toda vez que chora, a qualidade de sono dele pode cair nos primeiros aninhos de vida.

Através de uma pesquisa americana comprovou-se que bebês que não tiveram muita atenção à noite, dormiram melhor e por maior tempo, do que aqueles que receberam maiores cuidados à noite.

Nem sempre o choro é sinal de um problema grave. O choro pode ser passageiro, sabe aquela historinha de manha?

Hábitos que prejudicam

  • Alimentar fora de horário;
  • Segurar o bebê o tempo todo no colo;
  • Deixar o bebê dormir na cama do casal.
Foto: Galleryhip

Foto: Galleryhip

Deixá-lo dormir na cama dos pais é um grande problema. Pois quando tiver de dormir sozinho no próprio quarto se sentirá sozinho, desprotegido e abandonado.

Observar se ele está bem não é problema. Porém, seja forte em deixá-lo um pouco sozinho para que se adapte à rotina e volte a dormir. Não ofereça alimento, colo e carinho a noite toda. Ele precisa dormir sem esses artifícios.

Você e o bebê poderão dormir melhor quando ele aprender a se aquietar sem “grandes malabarismos”. É necessário um pouco de paciência.

Dicas

  • Alguns hormônios são liberados durante o sono. Quanto maior a criança fica, mais precisa dormir bem, para desenvolver-se com saúde.
  • Só atenda o bebê, caso chore ou resmungue quando estiver no horário da mamada. Inicialmente apenas observe o comportamento dele, antes de qualquer intervenção;
  • Mamãe e papai descansados poderão dar maior atenção e carinho ao seu bebê durante o dia, por isso acostumar a todos a uma rotina equilibrada é o recomendado.

Leia também: Cuidados com os dentes do bebê até 2 anos

Seu filho chora muito a noite? Você enfrenta esses problemas na sua casa? O casal precisa conversar e combinar o que deve ser feito e como fazer para que o bebê tenha assistência, mas que também possa aprender a dormir sozinho.

Não se preocupe! Um bebê adapta-se mais rapidamente e facilmente do que imaginamos. Assim como aprendeu a ficar fora do útero e se habituou à nova rotina, também irá aprender a dormir e a diminuir os resmungos.