Bebê resmungando ao dormir, é normal?

You are currently viewing Bebê resmungando ao dormir, é normal?
Foto: Windsorpeak

Com certeza você já passou pela experiência de acordar no meio da noite sem motivo algum e voltou a dormir em seguida.

Os bebês também passam por isso. Como o sono é mais leve, acordam. O que você deve ensinar ao seu bebê é a voltar a dormir sozinho.

Isso pode parecer impossível para algumas mães, mas vamos orientá-la.

Foto: Windsorpeak
Foto: Windsorpeak

Crianças pequenas podem acordar e resmungar, mas é só uma fase

Conheça os motivos e o que fazer:

Mudança de hábitos vem dos pais

Se você tem costume de fazer o bebê dormir toda vez que chora, a qualidade de sono dele pode cair nos primeiros aninhos de vida.

Através de uma pesquisa americana comprovou-se que bebês que não tiveram muita atenção à noite, dormiram melhor e por maior tempo, do que aqueles que receberam maiores cuidados à noite.

Nem sempre o choro é sinal de um problema grave. O choro pode ser passageiro, sabe aquela historinha de manha?

Hábitos que prejudicam

  • Alimentar fora de horário;
  • Segurar o bebê o tempo todo no colo;
  • Deixar o bebê dormir na cama do casal.
Foto: Galleryhip
Foto: Galleryhip

Deixá-lo dormir na cama dos pais é um grande problema. Pois quando tiver de dormir sozinho no próprio quarto se sentirá sozinho, desprotegido e abandonado.

Observar se ele está bem não é problema. Porém, seja forte em deixá-lo um pouco sozinho para que se adapte à rotina e volte a dormir. Não ofereça alimento, colo e carinho a noite toda. Ele precisa dormir sem esses artifícios.

Você e o bebê poderão dormir melhor quando ele aprender a se aquietar sem “grandes malabarismos”. É necessário um pouco de paciência.

Dicas

  • Alguns hormônios são liberados durante o sono. Quanto maior a criança fica, mais precisa dormir bem, para desenvolver-se com saúde.
  • Só atenda o bebê, caso chore ou resmungue quando estiver no horário da mamada. Inicialmente apenas observe o comportamento dele, antes de qualquer intervenção;
  • Mamãe e papai descansados poderão dar maior atenção e carinho ao seu bebê durante o dia, por isso acostumar a todos a uma rotina equilibrada é o recomendado.

Leia também: Cuidados com os dentes do bebê até 2 anos

Seu filho chora muito a noite? Você enfrenta esses problemas na sua casa? O casal precisa conversar e combinar o que deve ser feito e como fazer para que o bebê tenha assistência, mas que também possa aprender a dormir sozinho.

Não se preocupe! Um bebê adapta-se mais rapidamente e facilmente do que imaginamos. Assim como aprendeu a ficar fora do útero e se habituou à nova rotina, também irá aprender a dormir e a diminuir os resmungos.

Equipe Gestação Bebê

A equipe de redatores do Gestação Bebê é formada por jornalistas e profissionais convidados de diversas áreas, como pediatria e psicologia.

Este post tem 11 comentários

  1. fabiola

    LEGAL

  2. Patricia

    Meu bebé tem 3mese mais é muito rsperto gosta de assistir conhece as vozes de todos

  3. Suellen de soldi

    Crio meu filho com muito apego, dorme em cama compartilha, pego sempre que chora e mama em livre demanda, ou seja, sem horários. Sou completamemte contra essa matéria!
    Meu filho se sente seguro e amparado e por isso seu sono é tranquilo.

  4. priscila

    Concordo plenamente Priscila!!!!!
    Péssima matéria! Parece minha mãe falando :não pega no colo ou o bebê vai ficar manhoso!

  5. Patricia

    O meu dorme comigo pois o pai dele trabalha a noite. Mas dorme a noite toda só acorda para mamar, ou melhor nem acorda.

  6. marcia

    Amei a matéria e justamente como faço com meu baby
    Não concordo com cama compartilhada….depois pra tirar e o maior trabalho.

  7. Babi

    Um dia desses fui ao pediatra e questionei com ele que meu bebê mamava tanto que as vezes meus dois seios ficavam vazios e ele não ficava satisfeito e chorava muito. O mesmo disse que 15 mnts em cada seio já erabo suficiente para o bebê se alimentar e que era só eu dar o mama e deixar ele chorando pq o choro indica que o bebê é saudável. Só não mandei ele para aquele lugar pq sou educada. Ai leio essa matéria e sinto a mesma revolta. Evito ao máximo que o meu filho chore. Ele acorda e já coloco ele no seio antes q ele chore de fome. O choro pra mim não indica nada de bom. Um bebê não chora pq está feliz, se chora é pq tem algo incomodando e o fazendo infeliz. Quero meu bebê se sentindo seguro e satisfeito e feliz ao meu lado. Jamais o deixarei chorando a noite no berço. Jamais deixaria ele dormir de tanto chorar! Pra mim quem pede para as mães fazerem isso é pq nunca tiveram filhos. Boa sorte as mamães e viva por um mundo de mais amor e carinho pelos filhos!!!!

  8. shirley

    Meu filho tem sete meses e dormi muito pouco.acoda muito de madrugada nao consigo dormi nada nada.por que sera

  9. Mamae do Lucca

    Criação com apego sim!!!!! Enquanto eu puder vou deixar meu filho no colo sim!! Daqui a pouco eles crescem e não vão mais querer saber de nada disso. Chega de hipocrisia! Eles são só bebês, precisam de todo o cuidado possível, e deixar pequenos indefesos chorarem ate dormir chega a ser absurdo. Eles precisam de amor, muito amor. Como li em um texto, nunca vi ninguém virar marginal por excesso de amor. Mais amor gente. Por favor!!! Enquanto eu puder vou ninar pra dormir sim, vou dar mama em livre demanda sim, vou deixar ele dormir no peito sim. Daqui a pouco tudo isso passa, e a única coisa q vai restar é a saudade.

  10. RAQUEL DIAS

    adoro aquela frase…
    ” permita que seu filho seja dependente enquanto ele pode ser dependente”, o mundo está cheio de pessoas dependentes de amor, afeto.
    E quer saber que mal tem em dormir agarradinha com minha bebe? o que são três anos perto de uma vida inteira? temos que curtir mesmo, o tempo passa muito rápido e quando percebemos nem aproveitamos a fase maravilhosa que é ter um bebe.
    AMO MINHA PRINCESA

  11. Shayra

    Eu não gosto da minha bebê chorando…então realmente faço de tudo pra vê la bem , calma e feliz, mesmo que eu esteja detonada de tão cansada. É apenas uma fase. E dar muuuito amor e cuidado nunca deixou ninguém ir para um caminho ruim…nem desenvolveu personalidade duvidosas. Na fase correta ensinarei a ser independente
    ..mas não agora. Mais amor, por favor!

Deixe um comentário