Mudanças no corpo durante a gestação

A gestação mexe bastante com o corpo da mulher, afinal, uma nova vida passará a se desenvolver em seu ventre. Muitos hormônios são liberados e novas sensações também aparecem. O mais importante, no entanto, é conhecer e saber lidar bem com tudo isso.

Leia ainda: Cuidados com a moleira do bebê

Quais as principais mudanças no corpo feminino?

Pele: a pele sofre muitas mudanças. Devido aos hormônios e algumas reações, manchas podem aparecer no rosto e também na linha média da barriga. Elas costumam surgir após o parto, mas o cuidado com a pele deve incluir o uso diário de protetor solar. Algumas mulheres podem ainda apresentar grande oleosidade e o nascimento de espinhas. Para solucionar o problema, a alimentação balanceada e a ingestão de líquidos são fundamentais.

Cabelos: por conta dos hormônios, os cabelos ficam mais fortes e nutridos durante a gestação. Após o parto, com a normalização da situação fisiológica, os fios podem cair durante alguns meses.

Barriga e seios: o ganho de peso e o desenvolvimento do bebê esticam a pele da barriga, o que pode causar estrias. Os seios também podem sofrer com o problema. Para afastar o problema a hidratação é indispensável. Use e abuse de cremes e óleos. Os mamilos também podem sofrer rachaduras após o nascimento do bebê, causadas pela amamentação. Como evitar? Oriente seu bebê a sugar corretamente.

Pernas e pés: as pernas e pés sofrem com o inchaço causado pela má circulação, já que o útero crescido comprime a artéria que transporta sangue ao coração. O inchaço pode levar a varizes. A dica é usar sapatos confortáveis e não ficar longos períodos em pé. Descanse bastante.

Coluna: o centro gravitacional da mulher muda com o crescimento de sua barriga. Para evitar fortes dores na coluna a dica é afastar um pouco mais os pés ao caminhar.