Importância do banho de sol para bebês

A luz solar oferece uma importante vitamina ao corpo humano: a vitamina D. O nutriente, no entanto, é também muito benefício para crianças. Dentre alguns de seus benefícios está a fixação do cálcio para a formação dos ossos e o preparo do organismo para enfrentar determinadas doenças.

Se antes você tinha medo de deixar seu bebê muito exposto ao sol, veja a seguir todas as dicas e informações importantes sobre o assunto:

Pesquisa científica

Uma pesquisa científica foi realizada por pesquisadores da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Dentre 744 crianças analisadas, 250 com deficiência de vitamina D passaram a receber doses diárias de suplemento por cerca de três meses. O resultado mostrou incidência duas vezes menor de problemas respiratórios como pneumonia e bronquite. A partir dos dados, os cientistas acreditam que a vitamina D estimula proteínas com propriedades antimicrobianas e a produção de células reguladoras do processo imunológico.

 Leia ainda: Músicas para relaxar no parto

Vitamina D para as gestantes

A vitamina D também é importante para as gestantes. O banho de sol das mulheres também beneficia o bebê, ainda dentro do útero. Muitas mulheres, porém, apresentam deficiência da vitamina e não sabem. É importante consultar seu médico sobre isso – caso necessário existem suplementos.

Foto: Divulgação.

Foto: Divulgação.

Como conseguir a vitamina D necessária?

A maior parte da vitamina D que o ser humano necessita é produzida quando o corpo é exposto ao sol. Para dispor destes benefícios, as crianças devem tomar banho de sol diariamente. Como? Basta que fiquem com braços e pernas descobertos em um passeio ao ar livre. Cerca de 15 minutos já são suficientes.

Horários recomendados

O recomendado é passear com as crianças quando o sol não está forte demais. Evite o período das 10h às 16h. Vá, de preferência, mais cedo, nas primeiras horas da manhã.