Dicas para viajar de ônibus com o bebê

Na semana passada, demos aqui importantes dicas para os pais que vão aproveitar estas férias viajando de avião com seus bebês. Agora chegou a vez de falar das viagens de ônibus, também muito comuns nestas férias de verão.

Alguns documentos são fundamentais para o embarque, e garantem a segurança das crianças e a tranquilidade para os pais. Para não perder a viagem, veja a seguir tudo o que você precisa saber para viajar com seu filho de ônibus:

Documentos necessários

A Lei nº 8069/90 determina que toda criança menor de 12 anos precisa viajar com certidão de nascimento original ou cópia autenticada ou ainda identidade (RG). Estes documentos são necessários ainda que a criança viaje acompanhada de seus pais: sem eles ela não poderá embarcar.

Caso a criança viaje com seus parentes próximos – pai, mãe, irmão maior de 18 anos, avô ou avó – é preciso que estes estejam também com seus documentos de identidade para provar o parentesco.

 Leia ainda: Viajando de avião com o bebê: principais cuidados

Viajando com terceiros

Quando a criança for viajar com terceiro, seja parente ou amigo, além dos documentos de identidade originais ou cópias autenticadas, é fundamental uma autorização dos pais ou dos representantes legais, que será avaliada pelo Juizado de Menores. Esta autorização também é necessária caso a criança viaje desacompanhada.

Planejamento

Se você pretende viajar com seu filho de ônibus ou se ele vai viajar acompanhado de parente ou amigo, não deixe de providenciar antecipadamente toda a documentação necessária para evitar imprevistos. Compareça a um Plantão Judiciário ou Posto de Atendimento do Juizado de Menores para solicitar segunda via de documentos ou para fazer a autorização de viagem do menor. Para a expedição da autorização, são necessários os seguintes documentos: documentos pessoais dos pais, documentos pessoais da criança e comprovante de residência. Muitos terminais rodoviários e aeroportos contam com estes postos, mas por outro lado a maioria não possui estes serviços, portanto é realmente necessário cuidar de tudo com atenção e antecedência. Boa viagem!