A importância do colo para o bebê

É comum ouvirmos por aí que dar muito colo ao bebê pode deixá-lo desacostumado. Mas, por que será que os pequenos querem tanto ficar perto de suas mamães? É que o colo significa muita coisa para as crianças. Saiba mais sobre a importância desse gesto tão simples:

O significado do colo

O colo faz o bebê se sentir amado, confortável, seguro, protegido. Quando o bebê é segurado pela mãe, ele sente bem de perto seu calor e batimentos cardíacos, criando uma sensação parecida com aquela que ele conhecia quando estava dentro do útero. Por isso é que os bebês se acalmam sempre que são segurados no colo.

Leia ainda: Como parar o choro do bebê na hora do banho

Foto: 1.bp.blogspot.

Foto: 1.bp.blogspot.

Entendendo o universo do bebê

Não é só a mulher que demora para se acostumar com a ausência do barrigão de gravida, que a acompanhou por nove meses. O bebê, inicialmente, não percebe que já não está mais dentro do útero materno. O pequeno vai demorar de três a quatro meses para perceber sua nova realidade e começar a entender o mundo que o rodeia, seus estímulos e até mesmo tudo o que é capaz de fazer, como sons e movimentos. Sabendo de tudo isso, fica fácil compreender que não há problema em segurar bastante o bebê no colo durante os primeiros meses de vida – afinal, tudo passa tão rápido.

Segurando o bebê corretamente

Sempre que pegar seu bebê no colo, preste atenção e faça isso corretamente. O pequeno precisa estar bem encaixadinho em seus braços para se sentir confortável e seguro. Deixe-o bem próximo, mas sem apertar demais. Um ponto importante é permitir o contato visual de mãe e bebê. É através disso que eles vão conseguir se comunicar inicialmente.

Nem sempre é colo

Quando o bebê chorar no berço, nem sempre é necessário que você o pegue no colo. Às vezes basta uma conversa, canção ou até mesmo um carinho.