Hora certa de cortar o cabelo do bebê

You are currently viewing Hora certa de cortar o cabelo do bebê

Os bebês e crianças pequenas costumam ter uma única reação quando vão a um salão cortar os cabelos: choram muito. Seja por medo da tesoura, dos movimentos bruscos, do ambiente desconhecido ou do cabeleireiro ser alguém com quem não está acostumado, o fato é que os pequenos sempre dão muito trabalho na hora de cortar os cabelos.

Por isso, muitas mães acabam por adiar o máximo que podem o primeiro corte, mas sempre chega o ponto crítico, quando os fios realmente não podem esperar mais para serem cortados. Veja a seguir algumas dicas para lidar com a situação da melhor maneira possível:

Qual a idade certa?

Não há idade certa para levar seu filho para cortar os cabelos. Algumas crianças já nascem bastante cabeludas, outras com fios bastante escassos. Você vai perceber quando chegar a hora pois o cabelo costuma ficar com muitas pontas, falhas ou nós.

Como fazer com que seu filho não chore ao cortar o cabelo?

Os pais devem preparar as crianças antes de levá-las para cortar os fios. Conversar e explicar que não vai doer nada e que ficará ainda mais bonito ajuda bastante.

Escolha um cabeleireiro acostumado a lidar com crianças, que de preferência tenha um espaço aconchegante e repleto de brinquedos, que seja bastante receptivo, atencioso e paciente. Chegue um pouco antes do horário para que seu bebê possa se acostumar com o ambiente e com as pessoas, assim ele vai se soltando aos poucos.

Peça a ao cabeleireiro para fazer o corte da maneira que seu filho se sentir melhor, seja em seu colo ou em meio aos brinquedos. Depois que ele terminar o trabalho, lembre-se de trocar a roupa de seu filho, para evitar que os fios cortados irritem sua pele.

Elogie o resultado e exalte que foi tudo rápido, indolor e divertido.

 

Equipe Gestação Bebê

A equipe de redatores do Gestação Bebê é formada por jornalistas e profissionais convidados de diversas áreas, como pediatria e psicologia.

Deixe uma resposta