Como lidar com o ciúme do bichinho de estimação com o bebê

You are currently viewing Como lidar com o ciúme do bichinho de estimação com o bebê

Muitas pessoas tratam seus bichinhos de estimação como crianças: eles recebem muito carinho e vários mimos. Assim, é possível que sintam ciúme quando a mulher engravidar e tiver seu bebê. É que conforme a gestação avança e o pequeno nasce, a mamãe pode acabar não tendo tanto tempo disponível para dar atenção ao animalzinho de estimação. Mas, como lidar com isso para que esta relação continue harmoniosa?

É preciso preparar o animalzinho

O animal precisa ser preparado para a chegada do bebê ainda durante a gestação. A mulher pode simular, utilizando bonecos, o ato de ninar o bebê, por exemplo. Também pode deixar o carrinho da criança por perto para ser reconhecido pelo animal, bem como espalhar pela casa o cheirinho de talco e colônias que serão usadas pela criança para que o bichinho vá se acostumando.

O animal pode até mesmo cheirar a barriga de sua dona, mas são deve pular sobre ela nem colocar as patas.

Leia ainda: Truques para fazer o bebê sorrir

Diminuindo a ansiedade

Para diminuir a ansiedade do bebê, é necessário envolvê-lo em várias atividades, como brincadeiras e passeios. Além disso, chame uma outra pessoa que convive com seu bichinho para começar a participar destas tarefas para poder dividir as responsabilidades quando você não puder realizá-las.

Foto: Divulgação.
Foto: Divulgação.

E quando o bebê chegar em casa?

Antes de deixar que seu bichinho conheça seu bebê, deixe-o sentir o cheirinho do pequeno por meio de peças de roupa. Coloque uma meia usada do bebê perto do local onde o animal faz as refeições, assim ele vai associar o novo membro a algo bom.

Nas primeiras semanas de vida do bebê, ele ainda é sensível e é importante manter a higiene do quarto. Providencie uma parreira para a porta que não permita a passagem de seu animal mas que deixe que ele visualize tudo o que acontece lá dentro.

Equipe Gestação Bebê

A equipe de redatores do Gestação Bebê é formada por jornalistas e profissionais convidados de diversas áreas, como pediatria e psicologia.

Deixe uma resposta