Benefícios das frutas, verduras e legumes na gestação

Todo mundo sabe e já ouviu muito por aí que as frutas, os legumes e as verduras fazem bem para a saúde. Mas, e durante a gestação, quais são os exatos benefícios que eles oferecem à saúde da mulher? Veja todos os detalhes a seguir:

Os nutrientes

Durante os nove meses da gestação, as frutas, os legumes e as verduras são essenciais por vários motivos. Eles vão oferecer à mulher as vitaminas e os sais minerais que ela precisa para a gestação, além dos nutrientes necessários para o crescimento e desenvolvimento do bebê. O que a futura mãe come de bom passa para seu bebê e o ajuda a nascer saudável.

Leia ainda: Parto de gêmeos – É melhor normal ou cesárea?

Outros benefícios

Somente os benefícios descritos acima já seriam suficientes, mas além deles existem outros. Os vegetais são extremamente ricos em fibras e ajudam a regular o intestino, que pode ficar preso durante a gestação. Estes alimentos são ainda leves e pouco calóricos, ajudando a controlar o peso durante os nove meses.

Foto: i.huffpost.com.

Foto: i.huffpost.com.

Quais as quantidades indicadas?

As quantidades diárias recomendadas são de cinco a seis porções. O ideal é incluir frutas no café da manhã, lanche da tarde e da noite e legumes e verduras no almoço e jantar, ou seja, eles devem estar presentes em todas as refeições.

Segundo os nutricionistas, a mulher deve procurar comer de tudo, os mais variados vegetais.

Como consumir?

Se você não está acostumada a incluir em sua dieta estes alimentos, vá com calma e procure ingerir o que te dá mais prazer, testando combinações e experimentando novos sabores: salada de folhas verdes, banana com aveia e mel, vitamina de maça e mamão, suco de laranja, salada de frutas. O importante é ter uma dieta equilibrada e saudável.