AQUIIIII

Gravidez precoce, causas e consequências

You are currently viewing Gravidez precoce, causas e consequências

A adolescência é uma fase transitória para a vida adulta e é nesse momento que surgem muitas dúvidas, curiosidades e incertezas. Para muitas adolescentes, esse também é o período de descoberta do próprio corpo, da sexualidade e também da gravidez.

Um artigo publicado no site da Fiocruz aponta que 1,1 milhão de adolescentes engravidam por ano no Brasil. Devido a essa precocidade, alguns questionamentos atormentam a cabeça dessas meninas quando chega a hora de divulgar uma gravidez: como contar para os pais e o namorado? E como esses pais reagirão ao receberem a notícia? Irão compreender? Existe uma reserva financeira para arcar com os custos que certamente vão surgir? Como será minha vida a partir de agora? Estou preparada para ser mãe?

Conheça um pouco mais sobre a gravidez precoce, suas causas e consequências

Foto: Youqueen

Gravidez de risco

Segunda dados da OMS, a menina que engravida entre 10 e 19 anos de idade é considerada uma grávida precoce (ou gravidez precoce). Nesse período, a garota ainda está com seu corpo em formação para a maternidade e existe risco para a mãe e para o bebê também.

Causas

É certo que na adolescência os hormônios da sexualidade estejam trabalhando a “mil por hora”. Porém, se o menino ou a menina não forem orientados adequadamente quanto a esse assunto pode ser que o controle sobre a intimidade deles escape de suas mãos e acabe resultando em uma gravidez precoce. Dentre as várias causas existentes, as principais são:

  • Má influencia familiar (brigas, conflitos, discussões, etc.).
  • Desconhecimento sobre métodos contraceptivos.
  • Outros casos de gravidez precoce na família.
  • Início da menstruação ocorreu bem cedo.

Leia: Medicamentos que causam risco na gravidez

Embora a gravidez precoce possa acontecer em qualquer classe social, geralmente ela alcança maior número nas famílias de baixa renda.

Consequências da gravidez precoce

As consequências prejudiciais de engravidar na adolescência:

  • Pressão arterial elevada durante a gravidez.
  • O bebê pode nascer abaixo do peso ideal.
  • Ocorrer anemia na mãe.
  • O trabalho de parto pode ser complicado, sendo preciso fazer uma cesária.
  • Falta de afetividade da mãe para com o bebê.
  • Baixo rendimento escolar ou abandono do estudo por parte da mãe adolescente.
  • Parto prematuro.
  • Aborto espontâneo.
  • Baixa autoestima e risco de depressão.
  • Risco de malformações para o feto.
  • Afastamento do ambiente social.
  • Abandono de emprego ou dificuldade para encontrá-lo.

Segundo pesquisa divulgada no site G1 em 2014, cerca de duzentas mil mulheres jovens vão a óbito em todo o mundo na hora do parto.

Por fim, a menina que apresentar gravidez precoce deve ser acompanhada por um médico da área durante todo o período e a família precisará dar o apoio necessário.

E então, qual sua opinião sobre esse assunto? Você conhece algum caso semelhante ao abordado nessa matéria que ocorreu próximo a você? Comente.

Fontes Estatísticas:

  • Fiocruz (http://goo.gl/qLs95t)
  • G1 (http://glo.bo/YOQbbn)

Equipe Gestação Bebê

A equipe de redatores do Gestação Bebê é formada por jornalistas e profissionais convidados de diversas áreas, como pediatria e psicologia.

Este post tem 4 comentários

  1. Gabrielly Oliveira

    Eu engravidei aos 17 anos de idade e não tive problema algum na minha gravidez e o meu filho nasceu perfeito e saúdavel,meu esposo tem 20 anos e é um super pai.

  2. Ellen

    Tenho 19 anos. Meu bebê tem 1mês e 4 dias. Sim,fui mãe na adolescência,e não preenchi nenhuma das afirmações acima. Tive uma gravidez maravilhosa,apoio e participação total da minha família,do meu noivo,amo meu filho de mais,ele nasceu lindo e saudável. Estou cursando o ensino superior. Isso vai da cabeça da mulher,não são todas que têm a capacidade de se levantar e ser mãe. Independente da idade.

  3. Kaline souza

    Bom estou gravida de 4 meses descubrir a pouco tempo , e estou com muito medo porquer sou muito nova tenho 15 anos e o pai do meu filho tem 21 , estava pensando em tira mas vir uns video no youtube quer com 4 mese nao e possivel tira mas , nao sei oque faxer alguem me ajudar por favor…

  4. Domingos Castelo Cesar

    Na verdade gravidez na adolescência tem provocado varias consequências. Mas isto nem acontece para muitas adolescentes dependendo da fisiologia de cada um. Mesmo assim, nao quero acreditar aqui que pode existir alguém dizer que eu tive essas consequências por engravidar na adolescência.

Deixe um comentário