Search
Search
X

Geração Alpha: o que é e quais as características nesses novos bebês?

Conheça a seguir quais são as principais características do seu bebê, que também faz parte dessa geração

Após passar pela geração X, Y e Z, chegamos na Geração Alpha, que é bem mais conectada à tecnologia, além de ser mais independente.

O que é Geração Alpha?

Segundo afirmam alguns psicólogos, os cérebros dos seres humanos estão passando por uma transformação, o que é encarado como uma evolução natural da nossa espécie, tornando as novas gerações mais capazes de resolver problemas do que as gerações anteriores.

O termo Alpha é usado para se referir a crianças que nasceram depois do ano 2010, sendo elas consideradas mais independentes e aberta a mudanças. Um exemplo que difere essa nova geração da Geração Z (formada por pessoas nascidas nos anos 90) é a interação com aparelhos eletrônicos desde o seu nascimento, trazendo uma exposição maior à informação.

Geração Alpha – Características 

geracao alpha

Entre as características da Geração Alpha está o fato de que a maioria consiste em filhos únicos, que estão inseridos em um novo contexto social e familiar. (Foto: CBS News)

O mundo virtual está mais presente em seu cotidiano, fazendo com que a busca por experiências novas e interativas seja maior.

Essas crianças terão um modelo de educação apresentado de forma mais personalizada e flexível, com foco voltado para o perfil de cada um.  Outro fator característico da Geração Alpha é o exibicionismo no mundo virtual, o que as faz gerar cada vez mais conteúdos e ter a privacidade reduzida.

 

Por conta das mudanças na criação e interatividade dessa geração, estudos apontam quais são os novos comportamentos que essas crianças desenvolverão:

  • -Flexibilidade de gêneros
  • -Emponderamento das meninas
  • -Versatilidade dos meninos
  • -Identificação com os personagens mais focada em sua atitude do que em sua beleza estética
  • -Uso de meios de comunicação integrados para avaliar um produto pela nova geração
  • Figura paterna mais presente na educação dos filhos
  • -Pais e mães reconhecidos como ídolos ao invés de celebridades
geração tecnologia

Foto: Interneate

Leia mais: Aplicativos de Celular e tablet para bebês



Geração Alpha é mais inteligente?

Muitos afirmam que a Geração Alpha é mais inteligente do que as gerações que a antecederam. Porém, o motivo para essa percepção é porque as crianças são mais estimuladas do que antes, expostas desde cedo a brinquedos criados para desenvolver sua visão, tato e audição, além de começar os estudos mais cedo do que acontecia nas gerações anteriores.

Essa exposição a estímulos, associada a tecnologia cada vez mais acessível desde o nascimento da criança, faz com que o seu processo de desenvolvimento se torne maior, deixando-as mais curiosas, atentas e ligadas ao que acontece à sua volta.

alpha geração

Foto: F-Oxy

Você poderá notar, conforme o seu bebê vai crescendo, como ele irá aprender a mexer no Smartphone com uma facilidade impressionante. Isso porque as crianças apresentam a tendência a ser mais independentes e com uma capacidade maior de se adaptar às novas tecnologias.

Por essa razão, especialistas defendem que o modelo de ensino precisa passar por uma transformação para se adaptar à Geração Alpha, trazendo novas experiências e formas de interação.

Geração Alpha: o que é e quais as características nesses novos bebês?
4 (80%) 1 vote






Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*