Após passar pela geração X, Y e Z, chegamos na Geração Alpha, que é bem mais conectada à tecnologia, além de ser mais independente.
O que é Geração Alpha?
Segundo afirmam alguns psicólogos, os cérebros dos seres humanos estão passando por uma transformação.
O que é encarado como uma evolução natural da nossa espécie, tornando as novas gerações mais capazes de resolver problemas do que as gerações anteriores.
O termo Alpha é usado para se referir a crianças que nasceram depois do ano 2010, sendo elas consideradas mais independentes e abertas as mudanças.
Um exemplo que difere essa nova geração da Geração Z (formada por pessoas nascidas nos anos 90) é a interação com aparelhos eletrônicos desde o seu nascimento, trazendo uma exposição maior à informação.
Geração Alpha – Características
O mundo virtual está mais presente em seu cotidiano, fazendo com que a busca por experiências novas e interativas seja maior.
Essas crianças terão um modelo de educação apresentado de forma mais personalizada e flexível, com foco voltado para o perfil de cada um.
Outro fator característico da Geração Alpha é o exibicionismo no mundo virtual, que as faz gerar cada vez mais conteúdos e ter a privacidade reduzida.
Por conta das mudanças na criação e interatividade dessa geração, estudos apontam quais são os novos comportamentos que essas crianças desenvolverão:
- Flexibilidade de gêneros
- Emponderamento das meninas
- Versatilidade dos meninos
- Identificação com os personagens mais focada em sua atitude do que em sua beleza estética
- Uso de meios de comunicação integrados para avaliar um produto pela nova geração
- Figura paterna mais presente na educação dos filhos
- Pais e mães reconhecidos como ídolos ao invés de celebridades
Leia mais: Aplicativos de Celular e tablet para bebês
Geração Alpha é mais inteligente?
Muitos afirmam que a Geração Alpha é mais inteligente do que as gerações que a antecederam. Porém, o motivo para essa percepção é que as crianças são mais estimuladas do que antes, expostas desde cedo a brinquedos criados para desenvolver sua visão, tato e audição, além de começar os estudos mais cedo do que acontecia nas gerações anteriores.
Essa exposição a estímulos, associada a tecnologia cada vez mais acessível desde o nascimento da criança, faz com que o seu processo de desenvolvimento se torne maior, deixando-as mais curiosas, atentas e ligadas ao que acontece à sua volta.
Você poderá notar, conforme o seu bebê vai crescendo, como ele irá aprender a mexer no Smartphone com uma facilidade impressionante. Isso porque as crianças apresentam a tendência a ser mais independentes e com uma capacidade maior de se adaptar às novas tecnologias.
Por essa razão, especialistas defendem que o modelo de ensino precisa passar por uma transformação para se adaptar à Geração Alpha, trazendo novas experiências e formas de interação.