É normal sangrar no início da gravidez?

You are currently viewing É normal sangrar no início da gravidez?
Foto: Sirkelimon

Nosso tira-dúvidas de hoje é sobre o começo da gestação. Perguntamos ao especialista: é normal sangrar no início da gravidez?

Várias mudanças surgem no corpo da mulher no início da gravidez, e o sangramento é um dos que mais preocupam as futuras mamães.

Cada detalhe da gravidez é importante para os pais, assim como cada mudança física pode trazer desconforto e inseguranças. Sangramentos na gravidez normalmente são considerados como indicação de algo grave, causando medos e receios quanto à saúde e à manutenção da gestação.

Mas, na verdade, é comum a ocorrência de pequenos sangramentos de escape nos primeiros meses. Mesmo assim, cada caso deve ser observado por um especialista para se descartar a possibilidade de algo grave.

Nos primeiros três meses de gestação, pequenos sangramentos chamados de “sangramento de escape” podem ocorrer e normalmente não significam qualquer problema.

Esses escapes muitas vezes são de aspecto amarronzado, como um final de menstruação. O importante é entrar em contato com seu médico para que o caso seja analisado, mesmo que ocorra sem dor.

Foto: Sirkelimon
Foto: Sirkelimon

É normal sangrar no início da gravidez?

O que pode causar esses sangramentos?

De acordo com o Dr. Alberto Guimarães, obstetra e criador do Programa Parto Sem Medo, esse sangramento, em pequena quantidade, pode ser decorrente do processo de nidação, que consiste na implantação do óvulo na camada uterina, após a fecundação nas trompas, e que pode causar o rompimento de alguns vasos sanguíneos.

Outros motivos podem causar os sangramentos de escape como a relação sexual, alguma infecção ou um procedimento de ultrassom transvaginal, por exemplo.

Outros podem ser mais graves como o risco de um aborto espontâneo ou de descolamento da placenta.  Por isso, todos os casos, por mais simples que pareçam, devem ser comunicados ao médico.

Sangramentos em estágios avançados da gestação devem ser considerados com mais atenção por também poder significar um parto prematuro.

Esses sangramentos podem indicar algo grave?

“O material que vai formar a placenta corrói a parede do útero e isso pode levar a um pequeno hematoma, que é um pequeno descolamento desse ovo, e inclusive levar a pequenos sangramentos.

Claro que se esse sangramento vir acompanhado de cólica forte ou de um volume aumentado com coágulos pode indicar uma situação mais grave, até mesmo à perda dessa gestação, um abortamento”, explica o Alberto Guimarães.

Foto: Sirkelimon
Foto: Sirkelimon

É importante saber que no início da gestação pode ser normal sangrar no início da gravidez. Claro que sangue sempre assusta, mas a melhor medida é entrar em contato com o seu médico e fazer o comentário sobre a quantidade desse sangramento para ter a orientação seguinte. É importante manter a calma, não entrar em pânico e comunicar o seu médico”, indica o Dr. Alberto.

Provavelmente não será nada sério, mas é importante a realização de um exame clínico, normalmente uma ultrassonografia, para descartar qualquer complicação. Mas se o caso for de sangramento forte, o indicado é procurar uma emergência médica.

Equipe Gestação Bebê

A equipe de redatores do Gestação Bebê é formada por jornalistas e profissionais convidados de diversas áreas, como pediatria e psicologia.

Este post tem 7 comentários

  1. Beatriz Senna

    Quantos dias mais o menos dura esse sangramento???

  2. Ketily

    Olha eu tive um sangramento na 13 semana, fiz ultrassom tive descolamento de placenta, então é importante ir ao médico.
    Tive que fazer repouso e colocar utrogestan via vaginal.

  3. Mônica

    Eu tive sangramento por 4 dias depois parou, uns 4 dias depois tive sangramento com muita cólica, fui pro hospital e era ameaça de aborto, fiquei 5 dias em repouso e tenho que usar utrogestan até 12 semanas…

  4. Sil

    Eu também tive sangramento bem pouquinho acompanhsdo com colicas, com 6 semanas. Fui duas vzs para o ps , fiz uma ultra e estava tudo bem com meu bebe e placenta tudo no seu devido lugar. A minha medica disse que o motivo desses escapes acompanhados de colicas, era devido o útero crescendo e com isso os rompimentos de algumas vazos sanguíneos. Hoje estou com 13 semanas e não sinto exatamente mais nada e o sangramento sumiu por completo. No meu caso tive muita sorte. Mas nesses casos sempre é bom correr logo ao ps mais próximo.

  5. Viviane

    Bom eu tive um sangramento q já dura mais de 1 mês, fiz a ultra deu tudo normal, porém estou usando o utrogestan durante 1 mês. Diminui a quantidade porém n para de sair esse negócio semelhante a uma borra. Já estou com 9 semanas. Como eu sou portadora da Anemia Falciforme, fico c muito medo de chegar a ter um aborto espontâneo.

  6. Thatianne Lima

    Eu Estou Sangrando Por 6 Dias Oque Eu Faço ? Vou No Hospital ? Tou Com Muito Medo , e eu Estou Só Com 2 Meses De Gravidez

  7. nilza francisco da silva

    eu vou amanhã ao medico , estou sangrando a 4 dias , os 2 primeiros dias tive cólica e agora apenas sangramento amarronzado

Deixe uma resposta