Quando devo dar remédio de verme para meu filho?

Quando se trata da saúde das crianças, os pais não podem descuidar. É que, muitas vezes, elas estão mais suscetíveis a problemas. As verminoses, por exemplo, são muito comuns nas crianças e precisam ser tratadas de maneira adequada. Veja a seguir quais os principais sintomas e como proceder nestes casos:

Cuidados

Os parasitas podem ser transmitidos de várias maneiras, como por meio da ingestão de alimentos mal lavados ou mal cozidos. Colocar as mãos sujas na boca e descuidar da higiene pessoal são outras maneiras de fácil contaminação.

Leia ainda: Métodos para aliviar a dor do parto normal

Sintomas

Cada parasitose possui alguns sintomas específicos, mas de maneira geral elas provocam desnutrição, anemia, diarreia, dor de barriga, vômito, falta de vontade de comer ou então vontade de se alimentar de coisas estranhas e não comestíveis, dificuldade para o ganho de peso. Estes sintomas prejudicam o desenvolvimento da criança e também seu desempenho escolar.

O diagnóstico correto

Muitas vezes, os pais acabam confundindo os sintomas das verminoses com sintomas de outros problemas comuns nas crianças. Mas, o diagnóstico exato deve ser feito pelo médico, que vai solicitar um exame de fezes capas de detectar se o pequeno está ou não com vermes.

Foto: Divulgação.

Foto: Divulgação.

Automedicação

A automedicação não é indicada para nenhum problema relacionado aos bebês, incluindo a suspeita ou a confirmação de verminose. Caso o resultado do exame de fezes seja positivo, o médico será capaz de prescrever o medicamento mais adequado, bem como a dose.

Prevenção

Prevenir as verminoses é um tarefa que deve ser incentivada pelos pais. As crianças devem lavar bem as mãos – inclusive entre os dedos e as unhas –, ter as unhas cortadas regularmente, os brinquedos limpos regularmente, os alimentos lavados e preparados adequadamente. Os pequenos devem ainda evitar andar descalços.