Dieta para quem engordou muito durante a gestação

You are currently viewing Dieta para quem engordou muito durante a gestação
Foto: DoctorOz

Para as mamães que exageraram na alimentação durante toda a gestação, que agora desejam recuperar o peso ideal e ficarem mais saudáveis, selecionamos alguns cardápios para uma dieta rica em nutrientes.

Após o parto, a mulher perde entre 6 e 8 quilos de líquido. Após uma semana, se elimina cerca de mais 8 quilos, resultado do desinchado natural da mamãe.

Leia também: Dicas para não engordar mais que o necessário na gestação

A amamentação também contribui na perda do peso. Com a produção do leite e a amamentação do bebê, o organismo consome por volta de 500 calorias por dia, o que representa cerca de 500 gramas a 1 quilo por semana. Fica a dica!

Veja a seguir algumas dicas de cardápios diários para uma dieta saudável e rica em fibras  e minerais:

Importante: Essas são sugestões de cardápios, mas que devem ser avaliados por um nutricionista ou profissional de sua escolha. Nunca faça dietas sem orientação médica!

Foto: DoctorOz
Foto: DoctorOz

Café da manhã:

Opção 1– 1 copo de suco de uva com folhas de hortelã e 2 colheres de farinha de linhaça, 2 ovos quentes, 1 fatia de pão de forma integral com 1/2 colher de queijo.

Opção 2- 1 copo de leite à base de soja batido com 1/2 colher de linhaça, 1/2 de aveia, 1/2 de colágeno em pó e 2 frutas; 1 torrada integral com 1 fatia de queijo.

Opção 3– 1/2 pote de iogurte natural desnatado batido com 1/2 papaia e 1 colher de farinha de linhaça, 1 xícara de chá, 1 pão sírio integral pequeno com 2 fatias de peito de peru e 1 de queijo branco.

Opção 4– 1 xícara de café com leite, 1 copo de suco de laranja batido com 1 colher de aveia e 1 folha de couve-manteiga e  2 torradas integrais com 2 fatias de blanquet de peru.

Opção 5– 1 copo de suco de caju batido com 1 colher de farinha de linhaça, 6 ovos de codorna, 1 fatia de pão de centeio com 1/2 colher de requeijão light e 1 xícara de chá de frutas com 1 rodela de gengibre.

Opção 6– 1 copo de suco de laranja batido com 1 cenoura e 1 talo de salsão, 1 pote de iogurte natural desnatado com 1 colher de uva passa e 1/2 colher de gérmen de trigo, 1 xícara de chá de frutas vermelhas, 2 torradas integrais com uma ponta de faca de margarina.

Opção 7– 1 pote de iogurte 0% de gordura com 1/2 xícara de granola e 4 ameixas secas e 2 rolinhos de peito de peru com cottage.

Lanche da manhã:

Opção 1- 4 castanhas-do-pará.

Opção 2- 1 pote de iogurte natural desnatado batido com 3 figos secos.

Opção 3- 1 copo de suco de abacaxi com folhas de hortelã.

Opção 4- 1 copo de suco de melancia batido com 1 talo de salsão.

Opção 5- 1 copo de suco de abacaxi e 1 barra de cereais.

Opção 6- 1 copo de suco de uva e 2 cookies integrais.

Opção 7-  1 polenguinho light e 2 castanhas-do-pará.

Almoço:

Opção 1- 1 prato de chicória com 3 colheres de cenoura, 2 de berinjelas cruas raladas e 1/2 abobrinha temperada com um fio de azeite e limão. 2 colheres de arroz integral, 1 concha de feijão, 3 colheres de iscas de frango, 3 colheres de creme de espinafre e 1 copo de suco de caju.

Opção 2- 1 prato de rúcula com repolho roxo e 2 colheres de rabanete temperado com um fio de azeite e limão. 2 colheres de arroz, 1 concha de feijão, 1 posta média de peixe grelhado, 4 colheres de brócolis refogado e 1 taça de gelatina light.

Opção 3- 1 prato de alface com 4 tomates-cereja e 1 talo de salsão temperado com um fio de azeite e limão. 1 quadrado médio de berinjela assada com queijo de minas e molho de tomate, 1 bife grelhado com molho de tomate,  cenoura ralada e 1 mexerica.

Opção 4- 1 prato de agrião com 2 palmitos temperado com um fio de azeite e limão. 4 colheres de couve-manteiga refogada, 2 colheres de arroz integral, 1 concha de feijão, 1 sobrecoxa de frango desossada e 1/2 papaia.

Opção 5-1 prato de alface americana com acelga e 3 colheres de beterraba crua ralada temperado com um fio de azeite. 2 colheres de arroz integral, 1 filé médio de peixe grelhado com lascas de queijo branco, aspargo com molho branco e 1 copo de suco de limão.

Opção 6- 1 prato de alface, rúcula e agrião com 1 fatia grossa de tofu e 1 tomate temperado com um fio de azeite, limão e orégano. 1 panqueca de carne, 4 colheres de vagem refogada e 1 taça de salada de frutas.

Opção 7- 1 prato de agrião com alface, 2 colheres de beterraba crua ralada, 2 rabanetes e 3 tomates-cereja temperado com um fio de azeite e limão. 1 prato de macarrão integral ao sugo com 4 almôndegas de soja assadas.

Lanche da tarde:

Opção 1- 1 pizza de frigideira com queijo branco e molho de tomate.

Opção 2 – 5 colheres de creme de abacate.

Opção 3 – 1 copo de suco de acerola batido com 2 damascos e 3 nozes.

Opção 4- 1 pote de iogurte natural desnatado batido com 1 colher de semente de girassol e 1 ameixa seca.

Opção 5 – 1/2 papaia batido com 1 colher de semente de linhaça.

Opção 6 – 1 copo de suco de amora.

Opção 7 – 1 banana pequena amassada com 3 damascos secos picados e 2 colheres (sopa) de aveia.

Jantar e Ceia:

Opção 1 – Tabule de soja e 1. Para ceia, 1 fatia de abacaxi grelhado.

Opção 2 – 1 prato de almeirão com alface, 3 colheres de pepino, 1 tomate, 4 azeitonas pretas, 1 fatia de ricota e 1 fatia de pão de forma integral temperada com ervas, um fio de azeite, 1 filé médio de frango grelhado com molho de páprica, champignon e 1 copo de suco de acerola. Para ceia, 1 pote de iogurte natural desnatado batido com 1/2 maçã.

Opção 3 – 1 prato de agrião com 2 floretes de couve-flor, 1 colher de vagem, 1 de chuchu e 1 de cenoura temperado com um fio de azeite e limão. 1 posta média de peixe cozido no molho de, 4 colheres de creme de espinafre e 1 taça de pudim diet. Para ceia,  1/2 manga.

Opção 4 – 1 prato de alface com 3 colheres de pepino, 2 de lentilha e 4 de beterraba crua ralada temperado com um fio de azeite. 2 fatias de bolo de carne moída com aveia  e 1 goiaba. Para ceia, 1 pera cozida com noz-moscada e cravo-da-índia.

Opção 5 – 1 prato de alface crespa com repolho roxo, 5 cogumelos, 2 colheres de cenoura crua ralada e 1/2 tomate temperado com um fio de azeite. 1 quadrado de lasanha de berinjela à bolonhesa e 1 banana. Para ceia, 1 copo de leite desnatado morno com uma pitada de canela.

Opção 6 – 1 prato de rúcula com 1 tomate e 5 floretes de brócolis temperado com um fio de azeite. Wrap feito com 1 pão sírio integral pequeno recheado com 4 colheres de frango desfiado com  1 fatia de melão. Para ceia,  1 pote de iogurte light de frutas com 1 damasco seco.

Opção 7– 1 prato de alface e rúcula com 2 fatias médias de queijo branco, 1 tomate-seco, 2 palmitos, 1 colher de champignon e 1 fatia de pão de forma integral torrada temperado com um fio de azeite. Para ceia, 1 copo de água de coco.

Equipe Gestação Bebê

A equipe de redatores do Gestação Bebê é formada por jornalistas e profissionais convidados de diversas áreas, como pediatria e psicologia.

Este post tem um comentário

  1. Renata de Siqueira

    Sugestões de alimentação pôs parto

Deixe uma resposta