Dicas para superar o medo do parto

A gravidez é um período único para a mulher. Nesta fase a futura mãe se prepara para a chegada do seu filho, planeja como será a vida junto a ele e toma todas as providências práticas para o grande momento.

Entretanto, muitas mulheres passam os nove meses temendo o momento do parto.

Seja pela dor ou pela apreensão por algo acontecer com o bebê, é preciso ficar atenta para que o medo não se transforme em paranoia, tirando todo o prazer de uma fase tão incrível da vida.

Leia mais: O que levar para o hospital no dia do parto?

O parto é um momento de ruptura. A partir daquele momento, você nunca mais será a mesma. As prioridades mudarão, as vontades também. Esse momento virá, sim, acompanhado de dor, mas o prazer que virá junto dele será muito maior.

Foto: UmbigoFoto

Foto: UmbigoFoto

Confira algumas dicas para tornar o momento do seu parto, seja normal – sempre o mais recomendado para você e para o bebê – ou cesariana, um momento positivamente inesquecível.

  •  Converse com seu médico. Pergunte a ele absolutamente tudo o que você quiser saber. Neste caso, não existem perguntas tolas. Saia do consultório, em todas as consultas, sem nenhuma
    dúvida afligindo você.
  •  Confie nos seus exames. Se seus exames pré-natais, como ultrassonografias e exames de sangue e urina mostram que está tudo certo, é porque está. Pode parecer bobagem, mas muitas vezes os indícios mais claros de que está tudo certo com o bebê não são suficientes para acalmar o coração de uma mãe. Acredite na medicina.
  •  shutterstock_86914286Converse com outras mães. Saber o que aconteceu durante o parto, os imprevistos e as boas histórias familiarizarão você com o momento do nascimento do seu filho. O momento será único para você, mas muitas outras mulheres já passaram por isso e, principalmente, tiveram os mesmos medos que você.
  •  Prepare-se fisicamente. O parto é uma prova de fogo para o corpo da mulher. Então pratique exercícios, cuide da alimentação e exercite os músculos das pernas e nádegas, necessários para o caso de parto normal. A prática de pilates também é recomendada, após a aprovação do seu médico.
  •  Relaxe. Faça passeios divertidos, viaje, leia bastante, faça os seus programas favoritos, encontre seus amigos, descanse. Ocupe sua cabeça com coisas positivas e que te fazem feliz.
  •  Um imprevisto não é o fim. Se você estava planejando um parto normal e terá que fazer uma cesariana, se o bebê terá que nascer um pouco antes do previsto, se o seu médico não conseguirá chegar a tempo: acalme-se. O parto perfeito pode existir apenas na sua cabeça, e ele não ser como você sempre imaginou não significa que não será bom para você e para o seu bebê.

    1. Avatar
      monizze 23 de novembro de 2015

    Add Your Comment

    *