Dicas para o bebê parar de chupar dedo

You are currently viewing Dicas para o bebê parar de chupar dedo

Muitos bebês adquirem o hábito de chupar o dedo. O que nem todos os pais sabem é que isso pode fazer muito mal a eles. Veja abaixo como ajudá-lo a se livrar desta mania:

Como tudo começa?

Ainda dentro do útero da mãe, os bebês aprendem o movimento de sucção, que vai ajudá-los a se amamentar após o nascimento. É daí que vem a mania de chupar os dedos, já que a sucção torna-se algo fisiológico.

 Leia ainda: Protetor solar para crianças e bebês

Problemas para o bebê

Os problemas decorrentes do hábito de chupar o dedo são muitos, como problemas na mastigação, problemas odontológicos, atraso na fala e até mesmo problemas emocionais.

Carência afetiva e ansiedade

Alguns médicos acreditam que o fato de o bebê chupar o dedo está relacionada à carência afetiva ou ansiedade. Chupar o dedo pode trazer ao bebê, nestes casos, sensações agradáveis como carinho. Por isso, a mania pode indicar que a criança precisa de mais atenção e aconchego.

Crianças que foram amamentadas por pouco tempo ou que ficam pouco tempo com os pais geralmente desenvolvem o hábito.

Como acabar com o hábito?

Até o bebê completar 1 ano e meio de idade, é normal que ele chupe o dedo. Além do movimento de sucção, os dentinhos estão nascendo, e chupar o dedo provoca alivio. É como se o pequeno utilizasse a boca como uma das maneiras de sentir e descobrir o mundo que o cerca. A partir desta idade, porém, muitos abandonam a mania naturalmente, já que passam para outra etapa de desenvolvimento.

Se ele não parar, porém, entre em ação. Comece observando o bebê durante o sono. Ele provavelmente vai colocar o dedo na boca. Neste momento, retire-o com cuidado.

Observe-o atentamente durante o dia e tente descobrir o momento que ele mais coloca o dedo na boca. Diga para a criança que ela não deve mais chupar o dedo e tente entretê-la.

Procure evitar que o bebê fique de mãos vazias brincando e interagindo com ele.

Equipe Gestação Bebê

A equipe de redatores do Gestação Bebê é formada por jornalistas e profissionais convidados de diversas áreas, como pediatria e psicologia.

Deixe uma resposta