Dicas para evitar assadura no bebê no verão

Descubra nessa matéria dicas para evitar assadura no bebê no verão. As assaduras aparecem com mais frequencia nessa época e causam um certo incômodo nos bebês. 

Durante o verão, com as altas temperaturas, os papais precisam redobrar o cuidado com seus bebês. Essa época do ano é mais propícia para o aparecimento das assaduras, devido à umidade causada pelo suor, principalmente na região das fraldas.

O cuidado começa com o uso das fraldas. De acordo com a médica Maria Fernanda Truffa, elas fazem com que a região do bumbum não seja arejada, o que deixa a pele mais quente e úmida, além de torná-la mais sensível a irritações.

A assadura é caracterizada pela vermelhidão e irritação, com coceira e dor. Além de aparecer na região das fraldas, ela também pode surgir em outras dobrinhas, como no pescoço e nas pernas. Dependendo do nível da assadura, ela prejudica o sono e alimentação da criança.

Foto: Essentialbaby

Foto: Essentialbaby

Dicas para evitar assadura no bebê no verão

Use água morna e algodão ao invés de lenços umedecidos, pelo menos até os nove meses;

– Não dê banho no bebê sempre que trocar de fralda;

– Troque a fralda cada vez que o bebê sujá-la; ( O que usar para limpar a pele do bebê após troca de fralda?).

– Mantenha a região da fralda sempre seca e limpa;

– Evite o uso de talco, pois ele deixa a região abafada e, consequentemente, úmida;

– Deixe o bebê por alguns minutos sem fralda, para arejar a região;

– Alimente o bebê, nos primeiros meses, apenas com o leite materno, pois ele faz com que as fezes e urina não se tornem ácidas;

– Utilize pomadas que formam barreiras protetoras contra assaduras, porém o seu uso exagerado pode ter efeito contrário e irritar ainda mais a pele.

“Alguns cremes a base de óxido de zinco são importantes na prevenção de assaduras, pois criam uma barreira evitando assim a irritação da pele. É importante passar sempre que realizar a troca de fralda, em cada dobrinha do bebê”, explica Maria Fernanda. (Qual a melhor pomada para prevenir assaduras em bebê?).

Foto: Moy-kroha

Foto: Moy-kroha

Como tratar

Uma vez que já ocorreu a assadura no bebê, os cuidados devem permanecer, porém com mais frequência. (Dicas para evitar e curar assaduras no bebê).

De acordo com a médica, a assadura deve melhorar depois de dois dias de tratamento, com uso de pomadas específicas e os cuidados citados. Caso contrário, a mãe deve procurar o pediatra, uma vez que existem outros tipos de infecções, causadas por fungos e bactérias, e que necessitam de tratamento específico.