Dicas para escolher a iluminação para o quarto do bebê

A decoração do quarto dos bebês é algo sempre decidido com muito carinho e cuidado pelas futuras mamães. Elas pensam em cada detalhes, cor, temática, objetos de decoração, papeis de parede, móveis. O objetivo é sempre deixar o ambiente bonito, aconchegante, receptivo, delicado. Mas, e a iluminação? Ela pode ser aliada, mas poucas vezes ela recebe uma atenção especial. Veja a seguir algumas dicas:

Iluminação e decoração

O fato é que nem sempre a iluminação é cuidadosamente pensada. Geralmente ela segue o habitual, o que já é comum e convencional. A iluminação pode ser um elemento de decoração, ainda que poucas vezes seja feita assim, Uma iluminação bem planejada é capaz de transformar o quarto do bebê e deixar o ambiente da maneira que você sonhou para seu filho.

 Leia ainda: Dicas para comer bem durante a gestação

Foto: blog.mommysconcierge.

Foto: blog.mommysconcierge.

Onde colocar as luzes?

O primeiro ponto a decidir é onde serão instaladas as lâmpadas. Se o quarto do bebê tem forro no teto, a iluminação indireta é a mais indicada. Ela pode ser feita por arandelas e spots colocados tanto diretamente no forro quanto em gesso. Se o ambiente não tiver forro, luminárias pendentes podem ser instaladas na laje. O importante é garantir que a luz seja indireta, que deixa o quarto mais aconchegante, sem ofuscar a vista do bebê. Dica importante: nunca coloque uma lâmpada sobre o berço, sobre o bebê, nem sobre a cômoda ou poltrona. Prefira ter um abajur por perto para iluminar, que pode ainda regular a intensidade da luz.

Que lâmpadas escolher?

A escolha da lâmpada é outro ponto que merece atenção. Existem hoje opções muito modernas. Existem as coloridas e as brancas, as econômicas. Existem inclusive lâmpadas que podem ser acionadas e desligadas de um ponto remoto, por meio de controle remoto.