É normal ainda não ter leite no final da gestação?

Todas as questões que envolvem a amamentação do bebê deixam as mulheres bastante inseguras e cheias de dúvida. Algumas mulheres, antes do nascimento do bebê, no final da gestação, já começam a apresentar vazamento de leite, sinal de que a produção está acontecendo normalmente. Outras, por outro lado, não apresentam este sinal. Isso é normal?

Não ter leite é normal

É absolutamente normal não apresentar vazamento de leite antes do parto, o que não significa que a mulher terá problemas para amamentar seu bebê nem que sua capacidade será menor do que a de outras mulheres.

Leia ainda: Como escolher o nome do meu filho ou filha?

O colostro

O colostro é uma substância mais espessa do que o leite e surge logo após o parto. Ele é extremamente rico em anticorpos, água, proteínas e sais minerais que vão ajudar a fortalecer o ainda frágil sistema imunológico dos bebês, sendo assim extremamente necessário nos primeiros dias da criança. O colostro ajuda a proteger o bebê de infecções, viroses e outros problemas que podem surgir. Muitas pessoas dizem que o colostro é a primeira vacina que o bebê recebe.

Foto: Divulgação.

Foto: Divulgação.

Como incentivar a produção de leite?

Nos primeiros dias após o nascimento do bebê, o colostro se fará presente. A partir do terceiro dia, mais ou menos, é que o leite começará a aparecer. Para incentivar sua produção, a mulher precisa colocar o bebê no colo para mamar.

A mãe deve oferecer o colostro ao bebê e deixá-lo mamar à vontade, pois a sucção vai estimular a produção de leite materno.

Alimentação saudável

A alimentação saudável tem papel fundamental na produção do leite materno. A mulher deve manter uma dieta equilibrada e balanceada para obter todos os nutrientes que necessita e vão ajudar a compor o leite que será oferecido ao bebê.

 

 


  • Add Your Comment

    *