Dicas para aliviar o calor durante a gestação

Muitas mulheres já sentem calor normalmente, mas durante a gravidez a sensação pode aumentar ainda mais para muitas delas. O aumento da temperatura corporal da mulher gravida aumenta cerca de meio grau quando ela entra no último trimestre da gestação.

No final da gravidez a futura mãe ainda sofre com os inchaços, mal estar e dores nas costas. Assim, o aumento da temperatura e o calor podem ser ainda mais incômodos.

Veja a seguir algumas dicas para passar pelo período de maneira menos difícil:

 Leia ainda: Melhores cosméticos para usar na gestação

Aumento da temperatura corporal na gravidez: como aliviar?

  • Beber água é fundamental: com a temperatura elevada, a mulher deve beber muita água durante todo o dia, principalmente se estiver no verão, estação na qual transpiramos muito. A água e os líquidos em geral, como sucos naturais e água de coco, ajudam ainda a combater os inchaços. Se a mãe se desidratar, o mesmo acontecerá com seu bebê;
  • Alimentação saudável: de maneira geral, a alimentação saudável e equilibrada já é recomendada para que os bebês recebam todos os nutrientes necessários para seu desenvolvimento. Além disso, frutas, verduras e legumes são alimentos leves e pouco calóricas, de fácil digestão. Alimentos pesados como massas e frituras exigem maior trabalho durante a digestão, o que aumenta a sensação de calor;
  • Evite exposição excessiva ao sol: a luz solar pode até desidratar a mulher, e se ela já está com a temperatura elevada, o calor do sol pode piorar a situação. A gestante deve evitar tomar sol das 10 horas da manhã às 3 horas da tarde. O sol fornece a importante vitamina D, mas, como durante a gestação a pele da mulher fica mais propensa a manchas, é recomendado o uso de protetor solar sempre, mesmo quando não houver exposição direta, já que o mormaço também queima.

 

Avalie este conteúdo!
  • Comente: