Cuidados com o cabelo durante a gestação

You are currently viewing Cuidados com o cabelo durante a gestação

Assim como todo o corpo feminino, o cabelo também sofre inúmeras mudanças ao longo da gestação. O importante é conhecer os efeitos possíveis dos hormônios sobre os fios e saber quais os cuidados necessários para mantê-los bonito e saudáveis. Veja mais a seguir:

Mudanças imprevisíveis…

Sim, muitas vezes as mudanças são imprevisíveis. Cabelos lisos começam a ficar ondulados e os secos oleosos. No entanto, algumas modificações são positivas.

…Mas positivas

É isso mesmo. Na maioria das vezes as mudanças capilares sofridas pelas gravidas são positivas. De maneira geral, os hormônios liberados pela gestação (principalmente progesterona e estrogênio) fazem com que os fios fiquem mais bonitos, sedosos e cheios. Eles continuam crescendo normalmente.

 Leia ainda: Como comemorar o primeiro Natal do bebê

Produtos e processos químicos

A maioria dos dermatologistas, bem como o Ministério da Saúde e a Sociedade Brasileira de Dermatologia recomendam que as futuras mamães fiquem longe de produtos e processos químicos durante a gestação, como tintura, alisamentos, permanentes e escovas progressivas.

A justificativa é que alguns produtos perigosos presentes nas fórmulas dos produtos utilizados para estes procedimentos podem causar problemas ao feto – podem ser tóxicos e até cancerígenos como a amônia, o benzeno, o formol, o chumbo, o alumínio e o cobre.

A recomendação, no entanto, se estende até o período pós-parto: as mulheres devem esperar o período do aleitamento materno para realizar os procedimentos descritos nos cabelos.

Confira as dicas e informações que a especialista diz sobre o assunto:

Problemas para a mulher

Para que a gestação ocorra e para que o corpo não “rejeite” o feto como um corpo estranho, a imunidade da mulher diminui durante a gravidez. Este fato a torna mais vulnerável a alergias, e estas substâncias podem desencadear manifestações alérgicas. Os sintomas podem ser leves como vermelhidão e coceira, mas podem ainda ser graves. A recomendação é evitar inclusive procedimentos menos agressivos e com produtos naturais.

 

Equipe Gestação Bebê

A equipe de redatores do Gestação Bebê é formada por jornalistas e profissionais convidados de diversas áreas, como pediatria e psicologia.

Deixe um comentário